terça-feira, 6 de agosto de 2013

Juru

Prefeitura de Juru realiza 1º Encontro de Conscientização sobre Epilepsia


Secretário Ivaldo Ferreira e João Hércules, presidente da Associação dos Portadores de Eplepsia do Estado da Paraíba
A prefeitura de Juru, através da Secretaria de Saúde, realizou no último dia 03 de Agosto, o 1º Encontro de conscientização sobre Epilepsia em Juru. O evento contou com as presenças de Agentes de Saúde, Pais de Epiléticos, Portadores de Epilepsia e Representantes da Sociedade Civil, a reunião aconteceu no Centro Paroquial às 9 horas da manhã.
A palestra abordou a Epilepsia como principal tema, mas também foram discutidos vários temas, primeiros socorros, entre outros.
O objetivo do encontro foi conscientizar os agentes de saúde, Pais de Epiléticos, Portadores de Epilepsia e a Sociedade Civil sobre a Epilepsia e como proceder em casos de crises.
A epilepsia é uma doença que afeta o sistema nervoso e ela tem cura. Se o paciente for diagnosticado precocemente e o médico receitar a medicação mais indicada para ele e este seguir corretamente as suas orientações, as crises poderão cessar.
Outra hipótese de tratamento para curar a epilepsia é a realização de uma cirurgia no cérebro, mas esta não é indicada para todos, antes de indicá-la o médico deve observar o paciente minuciosamente.
O encontro, Segundo o Presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, João Hércules, visa despertar a inclusão do portador de epilepsia na sociedade, e não excluir o mesmo como é feito em algumas circunstâncias, onde eles não podem assumir sua própria identidade podendo assim ser colocado para fora da empresa que trabalha. Ele disse ainda, nunca coloque o dedo na língua do epilético no momento da crise, pois, o dedo dificulta a respiração do indivíduo.
A maneira certa é colocá-lo na posição de lado, sempre com um apoio para a cabeça, para que a mesma não entre em choque com o piso ou outra coisa qualquer e provoque danos maiores ao portador. Conclui.
João Hércules fala com propriedade sobre epilepsia, pois, o mesmo já foi portador da doença, foi operado há mais de oito anos e está curado deste mal. De acordo com suas palavras, logo após essa bênção, ele fez um compromisso com Deus de ajuda a todos epiléticos do Brasil e do Mundo.
O secretário de Saúde, Ivaldo Ferreira, discursando disse: O nosso objetivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida dos portadores de epilepsia de Juru. Em seguida, agradeceu ao palestrante, o Sr. João Hércules, aos presentes e finalizou o evento.
Fonte: Ascom Juru

Nenhum comentário:

Postar um comentário