segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ejaculação precoce pode ser curada
Vanessa Furtado
A ejaculação precoce ou prematura (EP) é um dos três problemas sexuais mais frequentes nos homens e atinge pessoas das mais variadas idades. Causado pela ansiedade ou pelo medo, ela é facilmente tratada quando diagnosticada cedo. 
Segundo o urologista Alexandre Aranha, a ejaculação precoce comumente surge no início da vida sexual e é motivada pela inexperiência, ansiedade frente ao desempenho sexual e por medo da parceira. “Até hoje todos os pacientes que tratei com essa disfunção vieram com as companheiras, pois delas depende o sucesso do tratamento, e elas são muitas vezes a causa desse mal”, contou.
De acordo com o médico, é preciso que a parceira entenda o problema e se disponibilize a ajudar, participando junto com ele da terapia. “A intimidade só ajuda nessas horas. Uma mulher compreensiva e disposta a ajudar é fundamental no sucesso do tratamento. Se o ato sexual for encarado mais como uma troca de afeto e menos como uma corrida pelo orgasmo, as chances de melhorar o prazer aumentam. Mulheres competitivas e dominadoras, no entanto, tendem a agravar a situação”, disse.
Tratamento
Alexandre Aranha esclarece que atualmente, o problema é tratado com psicoterapia, com farmacoterapia ou com uma combinação das duas. Há dois tipos de ejaculador precoce: o primário, que apresenta a disfunção desde o início da vida sexual, e o secundário, aquele que adquiriu o problema depois de ter tido relações satisfatórias por alguns anos. “O tratamento medicamentoso nos casos secundários geralmente é mais eficiente que nos primários. Mas os especialistas afirmam que a combinação entre as duas terapias costuma ter mais sucesso”, contou. 
A terapia, por sua vez é realizada de forma a reorientar e reeducar o casal quanto aos procedimentos durante o ato sexual e com muito diálogo é possível esclarecer as dúvidas, e por fim aos medos e as inseguranças.
O tratamento inclui psicoterapia e/ou o uso de antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação da serotonina), que aumentam a quantidade de serotonina no cérebro. O que se espera é que ele seja eficaz para baixar o nível de ansiedade e aprender a controlar a resposta ejaculatória.
Nesse processo, é muito importante contar com a ajuda de uma parceira cooperativa. Além disso, algumas lições sobre o próprio corpo são ensinadas e desafios são propostos ao casal para que aos poucos eles controlem o tempo da ejaculação. “Usamos diversas técnicas para que o homem tome consciência do momento que antecede o primeiro estagio de ejaculação, podendo voluntariamente controlar quando deseja ejacular, evitando frustração a ele e à parceira”, contou Alexandre Aranha.
As terapias sexuais apresentam bons índices de cura para a grande maioria dos indivíduos que procura orientação especializada e com sessões semanais é possível em poucos meses melhorar a vida e sentir prazer de forma plena.
Bons Resultados 
* Não se acanhe se tiver ejaculação precoce e procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A terapia sexual costuma dar bons resultados;
* Esteja aberto para o tratamento psicoterápico. Além de ajudar a resolver a causa do problema, ele envolve a participação da companheira, o que repercute na melhora do relacionamento;
* Saiba que o orgasmo simultâneo é raro. O que importa, realmente, é que os parceiros se satisfaçam com a relação sexual, cada um a sua maneira e no seu tempo;
* Considere a conveniência do uso prolongado dos antidepressivos, pois o problema costuma voltar, quando o tratamento é suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário