domingo, 24 de março de 2013


Ricardo joga pesado até com os aliados: mina base eleitorais

Ricardo mina até as bases de Cássio
Ricardo mina até as bases de Cássio
Por Wellington Farias – O governador Ricardo Coutinho (PSB) está jogando pesado com a classe política. Com todos: aliados, ou não. Com essa história de encontro de prefeitos, realização de solenidades nos municípios, ele na verdade está minando as bases dos políticos em geral.

Na medida em que Ricardo se entende diretamente com os prefeitos, neutraliza o poder de barganha e o prestígio dos deputados estaduais, federais e senadores, que tem nesses prefeitos os seus mais valiosos cabos eleitorais. Afinal, são os prefeitos que estão diretamente ligados ao povo.
A estratégia não é de hoje, já tem um tempo. Mas, na entrevista que concedeu ao Correio Debate nesta quinta-feira (14), o secretário Ricardo Barbosa deixou isso bem claro. Segundo ele, nas solenidades de assinatura de ordem de serviço ou de inauguração de obras no interior, independente dos políticos, o povo comparece, prestigia e aplaude o governador pelas ações em favor dos municípios.
Ricardo Barbosa deixou muito claro que o povo não está nem ai se o político A ou B é aliado, apoia, ou não apóia o governo, tampouco está se lixando se eles estiverem presentes, ou não. Ele, o povão, comparece aos eventos para dar o seu aval às ações governamentais e aplaudir o governador Ricardo Coutinho. Ou seja: o governo se dirige e dialoga diretamente com o eleitorado, na base, pouco importando o que os políticos acham.

A pretexto de estar realizando obras nos municípios e tratando de assuntos administrativos com os prefeitos, de fato é quem parte primeiro na sua pré-campanha para a reeleição. Como se não bastasse, ainda culpa os políticos que, segundo ele, estão antecipando o ano eleitoral, quando deveriam discutir eleições apenas em 2014. Esperto, o governador…

O senador Cássio Cunha  Lima (PSDB), aliado a quem todas as análises políticas atribui o mérito da eleição de Ricardo Cotuinho, também tem consciência dessa estratégia do governador. Questionado a respeito, no Correio Debate, Cássio até ironizou, para toda a Paraíba ouvir: “O meu pai (Ronaldo Cunha Lima) tinha apenas seis prefeitos e se elegeu governador…”

Risco?
Resta saber até que ponto essa estratégia de Sua Excelência é verdadeiramente eficiente. Será que ele imagina, mesmo, que a classe política não percebe a sua estratégia de neutraliza-la em suas bases? E será que a classe política vai aceitar com naturalidade esta ação devastadora de suas bases?
Bom, ai só o tempo dirá…
Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário