domingo, 24 de março de 2013

ENO VIA

A Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, realizará no próximo17 de abril a terceira edição do Dia Mundial do Malbec.

Nesta oportunidade os festejos chave serão realizados em Nova York, São Paulo, Londres, Xangai e Mendoza, onde destacados artistas como Run Don’t Walk, Jaz, Pum Pum, Panamá Club, Planeta Cees farão intervenções para prestar homenagem ao Malbec.

Em 2013 a Wines of Argentina decidiu destacar o Malbec como expressão artística e cultural e ligá-lo com a força comunicativa da “street art”. Neste sentido, Alberto Arizu, presidente da Wines of Argentina, comemorou: “Este ano os esforços da Wines of Argentina estarão focados em integrar os novos consumidores. É por isto que o Argentina Wine Awards esteve voltado à “Next Generation” e, agora, o Malbec World Day se perfila e faz um paralelismo entre a street art e o trabalho dos enólogos, que em definitiva são os artistas que tomam os elementos do terroir e os combinam para comunicá-los ao mundo através de seus vinhos”.

Da mesma forma, junto com o Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação Argentina e os Governos Provinciais, serão realizados eventos com jornalistas, compradores e convidados especiais, que incluem degustações, shows de tango e comidas, em mais de 40 representações ao redor do mundo.

As edições anteriores do Dia Mundial do Malbec foram consideradas pelas autoridades da WofA, as vinícolas participantes e a Chancelaria Argentina como um sucesso rotundo, não só porque o posicionamento do Malbec e da Argentina no mundo foi fortalecido mas também porque as vendas deste varietal em particular, e do vinho argentino em geral, foram impulsionadas por esses festejos. É importante destacar que os ingressos pelas exportações de Malbec cresceram em 2012 em relação a 2011 em valor FOB atingindo 41 milhões de dólares FOB.  Igualmente, a exportação de vinhos de alta gama cresceu 13.5% para o segmento entre 40 e 90 U$S (caixa de 9 litros); e 15.4% para o segmento de mais de 90 U$S (caixa de 9 litros).

Wines of Argentina é a entidade responsável pela marca Vino Argentino no mundo. Desde 1993, a organização promove a imagem dos vinhos locais no exterior, além de ajudar a orientar a estratégia exportadora da Argentina, estudando e analisando as mudanças que acontecem nos mercados de consumo. Seu objetivo é colaborar na consolidação da Argentina entre os principais países exportadores de vinho do mundo e contribuir ao sucesso global da indústria vitivinícola, procurando elevar a percepção positiva no trade, nos líderes de opinião e nos consumidores.


17 DE ABRIL, O PORQUÊ DA DATA ESCOLHIDA


A origem da Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali se cultivava esta cepa com a qual se elaboravam vinhos denominados “de Cahors” pelo nome da região, reconhecidos desde a época do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e terminaram de se fortalecer na modernidade.

A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valorização desta cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, fazendo com que a “Cot” caísse no esquecimento, mas deixando uma cultura de apreciação da Malbec já construída.

Sobre essa base expandiu-se, tempo depois, a Malbec Argentina. Esta cepa chegou ao país em 1853, trazida pelo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza*.

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto diante da Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.

No final do século XIX, e graças aos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com esta, a Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos terroirs que nossa geografia propunha onde se desenvolveu, inclusive, melhor que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina.

A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo.O dia 17 de abril é, para a Wines of Argentina, não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, como também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema mundial do nosso país.

(do portal Wines Of Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário