domingo, 24 de março de 2013

PESQUISA


Numa campanha estadual, no campo político, os prefeitos viram os principais cabos eleitorais em atividade. Nas menores cidades, se estão bem avaliados (e financeiramente estruturados), garantem praticamente a totalidade de votos em favor dos seus candidatos.
Nas maiores, também fazem estrago. Por isso, são peças importantes, estimulando a corrida dos estaduais, sejam candidatos a deputado, senador ou governador, pelo apoio dos chefes do executivo municipal.
Tanto que percebe-se o incômodo da oposição diante das adesões de prefeitos que o governador Ricardo Coutinho (PSB) tem registrado ao seu processo de reeleição.
Sozinhos, obviamente, não decidem a eleição. Papel esse que é do povo. Mas são pontes importantes para se chegar até os atores principais de um processo eleitoral, os eleitores.
Pensando nisso, a Revista A Tribuna, de Manoel Raposo, aproveitou a presença dos 213 prefeitos paraibanos no encontro realizado pelo governo do Estado no dia 18 de fevereiro, no Hotel Tambaú.
Publicado na última edição da revista, o resultado é interessante pra reflexões e, se comparado com números de recente pesquisa eleitoral realizada na Paraíba, revela que os prefeitos tem alguns gostos diferenciados dos eleitores, apesar do retrato ser praticamente o mesmo.
Juntos, Ricardo e Cássio tem quase 70% dos prefeitos

De acordo com a pesquisa da Tribuna, dos 196 prefeitos entrevistados, 50% disseram que votam no governador Ricardo Coutinho. Em segundo lugar, apareceu o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 17,80%. Somados, os dois aliados teriam quase 70% dos prefeitos.
Entre os prefeitos, Aguinaldo bate Veneziano
Na pesquisa pra governador, o interessante é que o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) aparece em terceiro colocado, na frente do ex-prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), que na Consult/Wscom apareceu como o melhor entre os oposicionistas. Aguinaldo tem 7,1% dos votos dos prefeitos e Veneziano, 6,1%. O presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo, também pontua pra governador, ficando com 4,6%. Dos prefeitos entrevistados, 13,20% não souberam ou não quiseram opinar.



Maranhão tem apenas 1%
Para o Senado, o quadro é totalmente diferente. No lugar da sequência José Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Rômulo Gouveia (PSD), os prefeitos preferem Rômulo (37,2%), Wilson Santiago (17,8%) e Aguinaldo Ribeiro (14,2%). Cícero aparece com apenas 8,7% dos votos dos prefeitos e Maranhão com apenas 1%.
Nos dois casos, percebe-se o recado dos prefeitos: para eles, candidato 0800 não tem vez.



Fonte: Blog do Luiz Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário