quinta-feira, 28 de março de 2013


Papa celebra missa do Lava-pés

Na cerimônia, que faz parte da programação da Semana Santa, o papa lavou os pés de menores infratores
Notícias do Vaticano


Na tarde desta Quinta-Feira Santa (28), o Papa Francisco celebrou a Santa Missa da Ceia do Senhor no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo. Este serviço é caracterizado pelo rito do Lava-pés.
Celebrando no Instituto Penal para Menores, Francisco deu assim continuidade a uma tradição que assumiu quando ainda sacerdote, em Buenos Aires, Bergoglio costumava celebrar esta Missa em prisões ou casas para pobres e marginalizados.
O Bispo responsável pela Pastoral Carcerária, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes, em São Paulo, comentou a missa. Para ele, a Semana Santa é um momento tão importante na vida da Igreja, um momento tão importante para a vida dos cristãos católicos. É um retiro espiritual, como se costuma dizer. Celebramos os principais mistérios das passagens da vida do Cristo e o mistério da salvação: a paixão, a morte e a ressurreição do Senhor – o tríduo pascal é assim a maior festa litúrgica da Igreja Católica durante o ano.
O papa Francisco lavou e beijou os pés de 12 prisioneiros em um centro de detenção de jovens infratores perto de Roma, como parte das celebrações da Quinta-Feira Santa. Entre os jovens estavam duas garotas – uma italiana, católica, e outra de origem sérvia e muçulmana.
Milhares de peregrinos e turistas estão em Roma para participar das cerimônias da Semana Santa. Na Sexta-Feira Santa, o papa deverá carregar uma cruz de madeira e rezar em uma cerimônia no Coliseu, para marcar a crucificação de Cristo.
Pela manhã, o papa celebrou a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, que abre o Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa). Na missa, os santos óleos são consagrados pelo papa para todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário