quinta-feira, 28 de março de 2013

MISSA DE LAVA-PÉS


28/03/2013 06:19

Católicos celebram a missa de Lava-pés

Ritual feito por Jesus Cristo na última ceia é lembrado com missas em paróquias e santuário.

         O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, presidiu nesta Quinta-feira Santa (28) a Missa Lava Pés. O arcebispo lavou e beijou os pés de jovens, simbolizando a participação dos garotos na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada neste ano no Rio de Janeiro. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

              
Os católicos lembram hoje uma passagem bíblica em que Jesus, na última ceia, lavou e beijou os pés dos 12 discípulos  um dia antes de ser crucificado. A missa de lava-pés será celebrada nas igrejas de Sorocaba e, segundo o responsável pela Paróquia São José, o padre João Alfredo Pires de Campos, o ritual deve ser realizado pelos cristãos como um sinal de humildade. “A mensagem passada é de que um deve servir ao outro dentro da sociedade e com gentileza”, ressalta.

Lava-Pés/ O ritual feito por Jesus Cristo é considerado um gesto humilde, na antiguidade feito por escravos que lavavam os pés dos patrões, trabalho que era considerado humilhante. O gesto na última ceia, então,  coloca Jesus em ato de doação para a libertação do homem de todo o pecado.

A Paixão/ Amanhã, os católicos lembram o calvário e a crucificação de Jesus Cristo.

Para o padre João Alfredo, a Sexta-Feira Santa é uma data para lembrar a dor e a solidariedade de Cristo na esperança de dias melhores. “É uma experiência de doação total e de se fazer a vontade do pai.”

Ainda de acordo com o padre, é um dia de renunciarmos a nós mesmos e de renovação.

Na sexta-feira também a tradição católica relembra o calvário em procissão.

Já no Sábado de Aleluia os católicos, junto ao sepulcro de Jesus, aguardam sua ressurreição.
E no domingo de Páscoa celebram a ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário