Foto: Reprodução/Minha Biblioteca Católica
Foto: Reprodução/Minha Biblioteca Católica

A Quaresma é um dos períodos mais importantes do calendário cristão, marcada pela reflexão, penitência e preparação espiritual para a Páscoa. Teve início no dia 18 de fevereiro, na quarta-feira de Cinzas, e vai até o dia 2 de abril, antes da celebração da quinta-feira Santa, antecedendo a Páscoa que recorda a ressurreição de Jesus.

Os 40 dias da Quaresma representam os 40 dias que Jesus jejuou antes de iniciar a sua missão pública e os 40 anos de Israel no deserto, conforme narram os evangelhos. Durante esses dias, a Igreja convida os cristãos a entrar em um momento de conversão, com jejum, oração e esmola. O jejum representa o desprendimento, a oração a intimidade com Deus e a esmola revela que a caridade é a manifestação autêntica da fé. 

Podem realizar o jejum pessoas entre dezoito e cinquenta e nove anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação. Mulheres grávidas, pessoas doentes e que desenvolvem trabalho árduo braçal ou intelectual estão dispensados do jejum. O jejum consiste em apenas fazer uma refeição completa no dia, normalmente o almoço, e nas outras duas refeições deve ser consumido algo mais leve. 

Mas o jejum não é apenas de alimento, e sim de um exercício espiritual de aproximação com Deus e que incentiva a oração e a caridade. Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora da quaresma. Algumas sugestões para jejuar:

  • Alimentar-se de maneira simples, sem pratos elaborados, doces ou bebidas alcoólicas
  • Abstinência de carnes de animais de sangue quente (carnes vermelhas)
  • Alimentar-se de ovos, laticínios e gordura
  • Dedicar mais tempo a oração
  • Praticar a caridade, doando alimentos, dinheiro ou seu tempo para os necessitados
  • Evitar distrações: reduza o uso das redes sociais, televisão e outras formas de entretenimento
  • Pão e água: conhecido como jejum bíblico, é feito à base de pão e água durante o dia
  • Alimentar-se à base de líquidos: como chás, sucos, laticínios, menos caldos
  • Jejum completo: só é permitido água durante o dia

Quando fazer Jejum?

1.Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano em que a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios.

2. Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum recomendado e abstinência obrigatória.

3. Demais dias da Quaresma, exceto domingos: jejum e abstinência parcial recomendados.

4. Demais sextas-feiras do ano, exceto se forem solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove anualmente a Campanha da Fraternidade com o objetivo de evangelizar e ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade. Neste ano, a campanha tem como tema: “Fraternidade e moradia”, e o lema é: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A Igreja quer sensibilizar todas as pessoas sobre o problema da moradia no Brasil. 

Embora seja mais fortemente vista pela Igreja Católica, a Quaresma também é celebrada por diversas denominações cristãs, como as Igrejas Ortodoxas, a Comunhão Anglicana e as Igrejas Luteranas.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Por Beatriz Paulino