Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou índice de desaprovação de 52,5%, segundo a pesquisa Futura/Apex, divulgada nesta terça-feira (10). De acordo com o levantamento, 43,4% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente, enquanto 4% não souberam ou preferiram não responder.
Os dados divergem de outros institutos, como Quaest e AtlasIntel, que têm apontado Lula na liderança das simulações eleitorais. Ainda assim, a pesquisa Futura/Apex mostra o presidente atrás do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2026.
Governo Lula é aprovado por 31%
Ao avaliar a administração federal, 31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular. Já 46% avaliaram o governo como ruim ou péssimo. O percentual de entrevistados que não soube ou não quis responder foi de 2,5%.
Cenários de primeiro turno segundo a Futura/Apex
Nas simulações de primeiro turno, Lula aparece numericamente atrás de Flávio Bolsonaro em diferentes composições. No cenário que inclui Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), o presidente soma 35,9%, enquanto o senador registra 37,2%.
Em outra simulação, com Ronaldo Caiado (PSD) no lugar de Ratinho Júnior, Lula alcança 35,3%, contra 35,7% de Flávio Bolsonaro. Já no cenário com Eduardo Leite (PSD), o petista aparece com 35,4%, enquanto o senador chega a 38,7%.
O único cenário em que Lula aparece à frente de Flávio Bolsonaro é aquele que inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse caso, o presidente teria 36,7% das intenções de voto, contra 34,2% do senador. Tarcísio registra 9,8%.
Simulações de segundo turno na Futura/Apex
Nos cenários de segundo turno, Lula aparece em desvantagem frente aos principais adversários testados. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente registra 42%, enquanto o senador soma 48,2%. Em disputa com Tarcísio de Freitas, Lula tem 41,4%, contra 47,4% do governador paulista.
No confronto com Ratinho Júnior, o presidente alcança 42,1%, enquanto o governador do Paraná aparece com 45,2%.
Pesquisa Meio/Ideia indica empate técnico no segundo turno
Outro levantamento divulgado recentemente, desta vez pelo instituto Meio/Ideia, aponta um cenário de maior equilíbrio eleitoral. Segundo a pesquisa, Flávio Bolsonaro aparece em ascensão e tecnicamente empatado com Lula em um eventual segundo turno.
De acordo com os dados, Lula soma 45,8% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 41,1%. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, o que caracteriza empate técnico. Na rodada anterior, realizada entre 8 e 12 de janeiro, Lula tinha 46,2%, contra 36% do senador.
Outros nomes da direita também empatam com Lula
A pesquisa Meio/Ideia também testou cenários de segundo turno com outros nomes ligados ao campo bolsonarista. O governador Tarcísio de Freitas aparece com 42,2%, contra 44,7% de Lula. Já Michelle Bolsonaro (PL) registra 40,7%, enquanto o presidente soma 45%, mantendo o empate técnico nos dois cenários.
Cenários de primeiro turno na Meio/Ideia
Nas simulações de primeiro turno, Lula aparece com 38,7% em um cenário que inclui Eduardo Leite, enquanto Flávio Bolsonaro soma 35,3%. Em outro cenário, sem candidato do PSD, o presidente registra 40%, contra 35% de Tarcísio de Freitas.
Pesquisa ouviu 2 mil pessoas
A pesquisa Futura/Apex ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas telefônicas realizadas entre os dias 3 e 7 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02276/2026.
Já a pesquisa Meio/Ideia realizou 1.500 entrevistas telefônicas entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%, com registro no TSE sob o protocolo BR-08425/2026.
Fonte: Muita Informação - https://muitainformacao.com.br › Política
Pode ser desaprovação do Flávio
ResponderExcluir