Foto: Reuters
Foto: Reuters

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada após sua estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação da Região Metropolitana abriu o primeiro dia de desfiles, no domingo de Carnaval (16), com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que relembrou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O samba-enredo foi construído como uma narrativa em primeira pessoa de Eurídice Ferreira de Mello, a Dona Lindu, mãe do presidente. A letra percorre a história de Lula desde 1952, destacando a migração da família em um caminhão “pau-de-arara” de Garanhuns, no Agreste pernambucano, até a periferia do Guarujá, em São Paulo. A composição também aborda o período da Ditadura Militar e faz referência às políticas sociais implementadas por Lula após chegar à Presidência da República.

Após a divulgação do resultado, a escola lamentou o rebaixamento nas redes sociais, mas parabenizou a comunidade pelo desfile. Nos comentários, artistas e internautas elogiaram a apresentação. O ator Paulo Betti, que desfilou em um carro alegórico representando os artistas brasileiros, classificou o espetáculo como “lindo”. Outros usuários destacaram a coragem e o posicionamento político da agremiação, ressaltando o impacto cultural da apresentação.

Quem retorna ao Grupo Especial no Carnaval de 2027 é a Unidos de Padre Miguel. A escola da Vila Vintém, comunidade localizada entre os bairros de Padre Miguel e Realengo, na zona oeste do Rio, conquistou o título da Série Ouro em 2026. A agremiação havia sido rebaixada em 2025, ano em que estreou na elite do samba carioca.

Confira a ordem da classificação geral das escolas do Rio de Janeiro

  1. Unidos do Viradouro – 270,0
  2. Beija-Flor de Nilópolis – 269,9
  3. Unidos de Vila Isabel – 269,9
  4. Acadêmicos do Salgueiro – 269,7
  5. Imperatriz Leopoldinense – 269,4
  6. Estação Primeira de Mangueira – 269,2
  7. Unidos da Tijuca – 268,7
  8. Acadêmicos do Grande Rio – 268,7
  9. Paraíso do Tuiuti – 268,5
  10. Portela – 267,9
  11. Mocidade Independente de Padre Miguel – 267,4
  12. Acadêmicos de Niterói – 264,6
Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto