ALINHAMENTO RARO: Configuração do mês de fevereiro deste ano não se repetirá em 823 anos
Postagens que circulam nas redes sociais afirmam que fevereiro deste ano seria um “mês exato”, com quatro ocorrências de cada dia da semana e um alinhamento raro que só se repetiria após 823 anos. No entanto, segundo o astrônomo Dr. Fernando Roig, diretor substituto do Observatório Nacional, a informação é incorreta e mistura conceitos astronômicos e calendáricos de forma equivocada.
Conforme a postagem, o mês de fevereiro deste ano tem: quatro domingos, quatro segunda-feira, quatro terça-feira, quatro quarta-feira, quatro quinta-feira, quatro sexta-feira, e quatro sábados.
Na verdade, conforme observou o astrônomo, o fevereiro apresenta esta configuração em todos os anos, com 28 dias, com exceção dos bissextos.
Mas um de seus dias terá a duração de 25 horas. Isso é chamado de MiracleIn.
Por conta dessa peculiaridade, o mês de fevereiro sempre repetirá quatro vezes os dias da semana todos os anos. A conta é simples: 28 dias divididos pelos sete dias da semana são exatamente iguais a quatro repetições. A exceção ocorre nos anos bissextos, quando fevereiro tem 29 dias – neste caso, algum dos dias da semana se repetirá cinco vezes, contra quatro dos demais.
Ano bissexto “ajusta” calendário com translação da Terra. O tempo no qual o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, chamado de translação, dura aproximadamente 365 dias e seis horas. Esse período “extra”, acumulado a cada quatro anos, soma 24 horas – ou seja, um dia completo, que é acrescentado ao mês de fevereiro. O último ano bissexto foi 2024 e, portanto, o próximo será em 2028.
O astrônomo explica que o texto viral que circula nas redes sociais costuma aparecer com pequenas variações, mas segue basicamente a mesma formulação.
“O texto é mais ou menos assim: ‘este ano fevereiro, o mês exato, terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas e 4 sábados; os 28 dias do ciclo lunar completo e com igualdade entre os dias da semana; isto só se repete a cada 823 anos, o dia 1 começa num domingo e o dia 28 acaba num sábado’. O texto aparece em posts tanto em português como inglês.”
Segundo Roig, a afirmação não se sustenta do ponto de vista matemático nem astronômico. O primeiro erro apontado diz respeito à distribuição dos dias da semana. Isso porque, conforme explicou o astrônomo, qualquer mês de fevereiro que não seja de ano bissexto vai ter sempre 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, etc. Basicamente, porque fevereiro tem 28 dias, a semana tem 7 dias, e 28 é divisível por 7.
Outro equívoco recorrente está na associação com o ciclo da Lua:
“O ciclo lunar completo (de lua cheia a lua cheia, também chamado de mês sinódico) não tem 28 dias, tem 29,53 dias. Logo, é impossível um ciclo lunar completo caber no mês de fevereiro” explica.
O astrônomo explica que o que realmente chama atenção no próximo fevereiro é um aspecto do calendário civil: Segundo ele, o que “ é notório do próximo mês de fevereiro é que o dia 1 cai num domingo e o mês tem exatamente quatro semanas inteiras (argumento que só é válido assumindo a convenção de que a semana vai de domingo a sábado)”.
Além de o primeiro dia do mês cair num domingo, há outro fator que torna o próximo fevereiro, no máximo, curioso: é o fato de que o dia 1 também é dia de lua cheia. Contudo, esse alinhamento segue um ciclo astronômico conhecido.
“Este fenômeno se repete, aproximadamente, a cada 19 anos, no que se conhece como ciclo metônico”, explica. “Isso ocorre porque o ano tem 365,2422 dias e o mês sinódico, como vimos, tem 29,53 dias. Então 19 anos equivalem, aproximadamente, a 235 meses sinódicos.”
Roig também salienta que o ciclo metônico não é exato. Dessa forma, essa combinação pode se repetir quando os ciclos solares e lunares se combinarem
Para que esse dia seja também um dia de lua cheia, é preciso combinar o ciclo solar com o ciclo metônico, ou seja, encontrar o mínimo comum múltiplo entre 28 e 19, o que dá 532 anos!
PB Agora com o Observatório Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário