sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Viagem de trem pela Transnordestina

Trem da ferrovia Transnordestina faz primeira viagem ao Ceará com tempo menor que previsto

PUBLICIDADE

Uma obra esperada por duas décadas. Concebida para levar desenvolvimento e progresso para a região. Prometida por vários governos, mas que enfim, começou a operar.  Após quase 20 anos de obras, o Ceará recebeu nesta sexta-feira (19), o primeiro comboio de mercadorias transportadas pela ferrovia Transnordestina. 
 
Os primeiros 20 vagões trazendo mercadorias da Ferrovia Transnordestina chegaram em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, no começo da manhã desta sexta-feira. Milho foi o primeiro material transportado pela locomotiva. 
 
A composição chegou nesta manhã em Iguatu, no centro-sul cearense, com uma carga de milho vinda do Piauí. A viagem tinha o tempo previsto de 14 horas, saindo de Bela Vista, no Piauí, às 16h35 da tarde de ontem, quinta-feira (18/12). O veículo, no entanto, chegou após 12 horas e 8 minutos. 
 
Por meio de nota, a empresa Transnordestina Logística (TLSA), responsável pela operação da ferrovia, explicou que a viagem inaugural faz parte de uma operação-teste. 
 
Os trens deixaram a cidade de Bela Vista (PI) por volta das 10h da quinta-feira (18) com destino a Iguatu.
 
A composição é formada de 20 vagões, que devem percorrer uma extensão de 585 quilômetros. 
 
A ferrovia começou a operação em trecho reduzido, de cerca de 600 quilômetros (km) de extensão.
 
O trajeto  levando mercadorias entre o interior piauiense, mais especificamente em Bela Vista do Piauí, passou pelo oeste de Pernambuco até chegar a Iguatu.r

O início da fase de testes ocorre após a Transnordestina ter obtido, no dia 11 de dezembro, a Licença de Operação (LO) emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inicialmente, a operação estava marcada para começar no dia 24 de novembro, mas foi adiada, pois a licença ainda não tinha sido emitida. Sem o documento, não é possível realizar o transporte de cargas.

 Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário