sábado, 4 de outubro de 2025

Inauguração do Museu de História da Paraíba

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Museu de História da Paraíba é inaugurado no Palácio da Redenção, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa

Foto: Francisco França / Secom-PB - PUBLICIDADE

O Museu de História da Paraíba foi inaugurado na noite dessa sexta-feira (03), e passa a funcionar no Palácio da Redenção, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa. Durante a solenidade, o governador João Azevedo concedeu entrevista ao programa Hora H, da rádio POP FM, e destacou a relevância do novo equipamento para a história, a cultura e a identidade do povo paraibano.

“Nós continuamos dentro da lógica que nós representamos um governo de inclusão. Isso aqui, na verdade, é inclusão no mais puro sentido. Me incomodava muito a cada lugar que eu chegava e perguntava se as pessoas conheciam o Palácio da Redenção, e o povo não conhecia. É difícil entender porque aqui é a nossa história, aqui está a nossa história. Então, ter esse ambiente fechado, para acesso de poucos, isso me incomodava muito”, ressaltou o governador.

O espaço possui uma área total de 3.074,80 m². Além da estrutura arquitetônica que foi completamente restaurada, o ambiente ainda reúne um acervo de obras que destacam a preservação do patrimônio histórico, político, social e cultural paraibano.

Segundo o governador, a iniciativa também resgata a identidade do povo paraibano, oferecendo à população e os turista um importante acervo sobre a memória da Paraíba.

“Quando nós tomamos a decisão de transformar num museu, é para que verdadeiramente o nosso povo, os nossos estudantes possam visitar um espaço como esse, conhecer a nossa história e verdadeiramente entender todo o processo que nos trouxe até aqui. Então, é inclusão. É inclusão através da cultura. É fazer com que a nossa história seja excelente. Um elemento muito forte de ligação do cidadão para com o seu estado, para com o seu lugar, para com a sua terra”, acrescentou João.

O equipamento recebeu investimentos na ordem de R$ 11,5 milhões e abre as portas com salas de exibição, espaços educativos, exposições, áreas de mediação cultural, salões nobres, terraço e jardins.

As visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 09h às 17h, sempre com horários fixos, às 09h, 11h, 13h e 15h. 

Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário