Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Em alta nas últimas semanas, a disputa pela vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado está prestes a começar, revelando nomes dos bastidores da política local. Porém, o que muitos desconhecem, é o motivo pelo qual muitos almejam o cargo, que a princípio, pode oferecer ao contemplado um salário mensal superior a R$ 35 mil.

Além disso, benefícios como estabilidade até os 75 anos e poder decisório sobre a fiscalização de movimentações financeiras pelo setor público do estado também marcam a função.

O que faz um conselheiro do TCE?

Dentre suas atribuições, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado é responsável pelo julgamento das contas dos gestores. Assim, pode fiscalizar licitações e contratos públicos, com o intuito de que não ocorram irregularidades por parte de órgãos públicos através da realização de convênios.

Por outro lado, o TCE aplica sanções e estabelece devoluções do recurso público caso note irregularidade ou prejuízo ao erário. Dessa forma, elabora um parecer prévio sobre as contas de governadores e prefeitos, os quais recebem o documento como base de julgamento político/legislativo.

Por quê a vaga é tão disputada?

Existem muitos fatores que motivam a disputa, porém, os principais seriam a estabilidade, o alto salário e o prestígio político. Sem contar a nomeação vitalícia, que compreende até a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.