quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Polícia Federal pede policiais dentro da casa de Bolsonaro para evitar fuga

Após Alexandre de Moraes determinar reforço policial na casa de Bolsonaro, Polícia Federal diz ao STF que monitoramento eletrônico pode falhar e pede agentes dentro do imóvel


Segundo a PF, a tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro envia informações em tempo real, mas depende de conexão com a internet -  (crédito:  Minervino Júnior/CB)
Segundo a Polícia Federal, a tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro envia informações em tempo real, mas depende de conexão com a internet - (crédito: Minervino Júnior/CB)

A Polícia Federal (PF) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, para garantir a efetividade da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seria necessário manter agentes dentro da residência dele. A manifestação foi enviada após o ministro Alexandre de Moraes determinar, nessa terça-feira (26/08), o reforço da vigilância no endereço do político, em Brasília.

Segundo a PF, a tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro envia informações em tempo real, mas depende de conexão com a internet. A corporação alertou que, em caso de falha no sinal, haveria uma janela de tempo em que o ex-presidente poderia tentar fugir sem que a violação fosse detectada de imediato.

“No monitoramento eletrônico, mesmo com equipes de prontidão em tempo integral, não há garantia de que o custodiado não consiga empreender uma fuga, caso tenha essa intenção”, registrou a Polícia Federal no parecer encaminhado ao STF.

A corporação destacou que apenas a vigilância externa da residência não seria suficiente para evitar a saída de Bolsonaro. Como precedente, citou o caso do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como “Lalau”, que cumpriu prisão domiciliar com agentes dentro da casa dele para impedir descumprimento da medida.

A PF também informou ter estabelecido contato com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para viabilizar a atuação em conjunto com a Polícia Penal Federal, caso o Supremo determine medidas adicionais de segurança.

Para a Polícia Federal, a presença de agentes no interior da residência de Bolsonaro seria “imperiosa” para assegurar o cumprimento da prisão domiciliar e prevenir qualquer tentativa de descumprimento da decisão judicial.

Corretio Braziliense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário