Hugo Motta encaminha ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou na última sexta-feira (15) quatro representações ao Conselho de Ética contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Três dos pedidos foram apresentados pelo PT e um pelo Psol. As solicitações estavam paradas na Mesa Diretora aguardando despacho.
As ações acusam o parlamentar de quebra de decoro por supostamente agir contra os interesses do Brasil, apoiando tarifas de 50% impostas ao país pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendendo sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em uma das representações, o líder petista na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), argumenta que Eduardo Bolsonaro teria utilizado o mandato a partir do exterior para atacar a democracia e a soberania nacional, causando danos à imagem do Legislativo e aos cofres públicos.
Na quinta-feira (14), Motta classificou como “incompatível com o exercício parlamentar” a decisão de Eduardo de permanecer nos EUA para atuar politicamente contra o Brasil. Ele destacou que o deputado tem direito de discordar do julgamento do Supremo envolvendo seu pai, mas não de agir de forma que prejudique empresas e a economia nacional. O presidente da Câmara também afirmou que não cogita permitir o exercício remoto do mandato, evitando criar uma “excepcionalidade” no regimento interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário