domingo, 17 de agosto de 2025

Continua a 'caça as bruxas' a família Bolsonaro

Hugo Motta encaminha ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro

Motta encaminha ao Conselho de Ética pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro
(Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou na última sexta-feira (15) quatro representações ao Conselho de Ética contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Três dos pedidos foram apresentados pelo PT e um pelo Psol. As solicitações estavam paradas na Mesa Diretora aguardando despacho.

As ações acusam o parlamentar de quebra de decoro por supostamente agir contra os interesses do Brasil, apoiando tarifas de 50% impostas ao país pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendendo sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em uma das representações, o líder petista na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), argumenta que Eduardo Bolsonaro teria utilizado o mandato a partir do exterior para atacar a democracia e a soberania nacional, causando danos à imagem do Legislativo e aos cofres públicos.

Na quinta-feira (14), Motta classificou como “incompatível com o exercício parlamentar” a decisão de Eduardo de permanecer nos EUA para atuar politicamente contra o Brasil. Ele destacou que o deputado tem direito de discordar do julgamento do Supremo envolvendo seu pai, mas não de agir de forma que prejudique empresas e a economia nacional. O presidente da Câmara também afirmou que não cogita permitir o exercício remoto do mandato, evitando criar uma “excepcionalidade” no regimento interno.

Trâmite no Conselho

Após o recebimento dos documentos, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deverá se reunir para abrir formalmente o processo. Três deputados serão sorteados e um deles será escolhido pelo presidente do colegiado, Fábio Schiochet (União Brasil-SC), para relatar o caso. Eduardo Bolsonaro será notificado e terá prazo para apresentar sua defesa preliminar.

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário