quarta-feira, 11 de junho de 2025

Pré-candidato à presidência da Colômbia sofre atentado a tiros

Vídeo mostra atentado a tiros contra senador Miguel Uribe, pré-candidato oposicionista à presidência da Colômbia; VEJA VÍDEO

Miguel Uribe
Miguel Uribe Thurbay, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, é baleado durante evento em Bogotá, capital da Colômbia — Fhoto/Getty Images

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado durante um evento em Bogotá, no último sábado (07). Veja abaixo.

O ataque ocorreu durante um comício no bairro Fontinbón, na capital. Segundo o Centro Democrático, partido de Uribe, homens armados atiraram pelas costas do político.

Ele foi atingido na cabeça, passou por cirurgia e está em estado crítico, informou o hospital no domingo (08). "Miguel está lutando por sua vida neste momento", escreveu a esposa do senador, María Claudia Tarazona, na conta dele na rede social X.

O que se sabe sobre o atentado

A Procuradoria-Geral, responsável pela investigação, informou que o senador foi atingido por dois tiros e que outras duas pessoas ficaram feridas.

Um adolescente de 15 anos foi apreendido como suspeito de ser o atirador. As autoridades não informaram até o momento qual foi a motivação do ataque.

O presidente Gustavo Petro ordenou investigações. Em um post no X, o governo colombiano disse que o ataque atinge também a democracia e a liberdade de pensamento no país.

"O Governo Nacional condena de forma categórica e veemente o ataque que recentemente visou o Senador Miguel Uribe Turbay. Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia", diz a publicação no X.

Apoiadores de Uribe acendem velas em homenagem ao político em frente ao hospital Santa Fé em Bogotá — Foto: Ivan Valencia/AP
Apoiadores de Uribe acendem velas em homenagem ao político em frente ao hospital Santa Fé em Bogotá — Foto: Ivan Valencia/AP

Atentado provoca reações de outros países

"O governo brasileiro condena firmemente o ataque contra o senador Miguel Uribe Turbay, em Bogotá, na Colômbia, no final da tarde de sábado (07). O Brasil saúda a pronta detenção do suspeito pelas autoridades colombianas e confia na plena apuração do caso", disse o Itamaraty, em comunicado.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que "os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes possíveis a tentativa de assassinato do senador colombiano Miguel Uribe".

A Colômbia tem um longo histórico de atentados contra autoridades e candidatos. O auge foi nas décadas de 1980 e 1990, quando eram fortes os cartéis de narcotraficantes de Cali e Medellín.

Quem é o senador Miguel Uribe

Miguel Uribe Turbay tem 39 anos e foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022.

Ele é neto do ex-presidente Julio Turbay, que governou a Colômbia de 1978 a 1982, e filho de Diana Turbay, uma jornalista que foi sequestrada e assassinada por traficantes que trabalhavam para Pablo Escobar. O crime foi em 1991, quando Uribe tinha cinco anos.

O caso foi retratado no livro "Notícias de um Sequestro", do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, que foi laureado pelo Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.

Veja o vídeo:

Blog JURU EM DESTAQUE com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário