quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Quadro de saúde de Lula

Após duas cirurgias, equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que ele pode ter alta na próxima semana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto 25/10/2024 REUTERS/Adriano Machado
Lula começou a se sentir mal na segunda-feira, antes de reunião com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco - ISTOÉ Independente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retirar nesta quinta-feira (12) o dreno inserido na cabeça durante a cirurgia de emergência realizada nesta terça. A partir de amanhã, Lula terá alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seguirá no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A alta hospitalar deve acontecer no começo da próxima semana.

Lula teve um sangramento entre o cérebro e a membrana dura-máter. O sangramento, removido após a inserção do dreno, havia comprimido o cérebro do petista, o que foi tratado no primeiro procedimento.

Nesta quinta, o mandatário se recupera bem de um novo procedimento, realizado na manhã desta quinta, para evitar novos sangramentos intracranianos. A intervenção durou pouco menos de 1 hora.

“Desde o primeiro momento o presidente não ficou com sequela alguma. Hoje, após o procedimento, ele está acordado e conversando”, disse o médico Roberto Kalil Filho durante coletiva de imprensa no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo a equipe médica, o procedimento feito nesta manhã foi “relativamente simples” e visa acabar qualquer possibilidade de um novo sangramento.

Foi inserido um pequeno cateter flexível, com menos 1 mm de diâmetro, com partículas que vão embolizar a região e não permitir que novos sangramentos aconteçam.

Segundo o médico José Guilherme Caldas, Lula passou pelo procedimento sob uma sedação simples e se recupera bem.

Polêmica Paraíba com BAND / UOL - Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário