Sandro Mabel (MDB) venceu disputa pela prefeitura de Goiânia, mas teve registro cassado em primeira instância por eventos feitos na sede do governo estadual
Sandro Mabel (à esq.) foi eleito prefeito de Goiânia com apoio do governador Ronaldo Caiado - (Foto: Facebook, Reprodução) |
A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura do prefeito eleito de Goiânia (GO), Sandro Mabel (MDB), e da vice Coronel Cláudia (Avante). A decisão da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) também condenou por abuso de poder político o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), apoiador de Mabel e já declarado pré-candidato a presidente em 2026, declarando a inelegibilidade dele por oito anos. A decisão da juíza Maria Umbelina Zorzetti é de primeiro grau e permite recurso ao plenário do TRE-GO e, eventualmente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do portal G1.
A cassação da candidatura do prefeito eleito ocorreu por suposto abuso de poder político durante a campanha eleitoral deste ano. Segundo a decisão, o governador Caiado teria usado a sede do governo estadual goiano, o Palácio das Esmeraldas, para sediar dois jantares com apoiadores do candidato apoiado por ele, Sandro Mabel. Os encontros ocorreram nos dias 07 e 09 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições.
A juíza considerou que Mabel e a vice-prefeita teriam sido beneficiados pelos eventos. A decisão aponta que o governo teria usado prédio e servidores públicos para organizar o evento e oferecido alimentos e bebidas aos convidados.
Por se tratar de uma decisão de primeiro grau, ela não impede a diplomação e nem mesmo a posse do prefeito eleito Sandro Mabel, marcada para 1º de janeiro de 2025. Também não há impacto imediato para a gestão de Ronaldo Caiado no governo de Goiás. Os efeitos da cassação de registro e das inelegilibidades só começam após a decisão definitiva do caso, com o trânsito em julgado da ação.
A eleição para a prefeitura de Goiânia marcou o distanciamento do governador Ronaldo Caiado, apoiador de Sandro Mabel, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que decidiu oferecer apoio ao ex-deputado Fred Rodrigues (PL). A capital goiana foi uma das que contou com participação direta de Bolsonaro, com presença do ex-presidente em atos de campanha de Fred Rodrigues. No entanto, nas urnas o candidato apoiado pelo governador Sandro Mabel venceu com 55,5% dos votos, contra 44,4% do oponente bolsonarista.
O pedido de cassação da chapa de Sandro Mabel veio justamente do adversário Fred Rodrigues. As defesas de Caiado e Mabel negaram as irregularidades e prometeram recorrer da decisão.
Blog JURU EM DESTAQUE com BSC Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário