A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura do prefeito eleito de Goiânia (GO), Sandro Mabel (MDB), e da vice Coronel Cláudia (Avante). A decisão da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) também condenou por abuso de poder político o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), apoiador de Mabel e já declarado pré-candidato a presidente em 2026, declarando a inelegibilidade dele por oito anos. A decisão da juíza Maria Umbelina Zorzetti é de primeiro grau e permite recurso ao plenário do TRE-GO e, eventualmente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do portal G1.

A cassação da candidatura do prefeito eleito ocorreu por suposto abuso de poder político durante a campanha eleitoral deste ano. Segundo a decisão, o governador Caiado teria usado a sede do governo estadual goiano, o Palácio das Esmeraldas, para sediar dois jantares com apoiadores do candidato apoiado por ele, Sandro Mabel. Os encontros ocorreram nos dias 07 e 09 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições.

A juíza considerou que Mabel e a vice-prefeita teriam sido beneficiados pelos eventos. A decisão aponta que o governo teria usado prédio e servidores públicos para organizar o evento e oferecido alimentos e bebidas aos convidados.

Por se tratar de uma decisão de primeiro grau, ela não impede a diplomação e nem mesmo a posse do prefeito eleito Sandro Mabel, marcada para 1º de janeiro de 2025. Também não há impacto imediato para a gestão de Ronaldo Caiado no governo de Goiás. Os efeitos da cassação de registro e das inelegilibidades só começam após a decisão definitiva do caso, com o trânsito em julgado da ação.

A eleição para a prefeitura de Goiânia marcou o distanciamento do governador Ronaldo Caiado, apoiador de Sandro Mabel, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que decidiu oferecer apoio ao ex-deputado Fred Rodrigues (PL). A capital goiana foi uma das que contou com participação direta de Bolsonaro, com presença do ex-presidente em atos de campanha de Fred Rodrigues. No entanto, nas urnas o candidato apoiado pelo governador Sandro Mabel venceu com 55,5% dos votos, contra 44,4% do oponente bolsonarista.

O pedido de cassação da chapa de Sandro Mabel veio justamente do adversário Fred Rodrigues. As defesas de Caiado e Mabel negaram as irregularidades e prometeram recorrer da decisão.

Blog JURU EM DESTAQUE com BSC Total