Também chamada de réveillon, a véspera de Ano-novo refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano Novo
Fogos iluminaram o Rio de Janeiro na chegada do ano novo — Foto: Fernando Maia/ Riotur |
A véspera de Ano-novo, também chamada de réveillon (em francês pronuncia-se [ʁevɛjɔ̃]), termo da língua francesa que significa "reanimar", "despertar", virada de ano, ou passagem de ano refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.
Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.
Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.
Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, é o primeiro a comemorar a chegada do ano-novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto Samoa Americana e Niue são considerados os últimos locais habitados a despedirem-se do ano anterior, pois encontram-se onze horas atrasados em relação à hora universal.
Etimologia
Na França do século XVII, o termo réveillon designava festas da nobreza que duravam a noite toda. Essa palavra tem origem no termo réveiller, ou seja, "acordar", "deixar de dormir", que por sua vez vem do verbo latino velare, "fazer vigília", de vigilare, "velar, cuidar, não dormir".[6] Na cultura francesa atual, réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do Natal e no dia antes do ano-novo. Nesse país, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil e em Portugal, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.
Celebração ao redor do mundo
A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo. Normalmente, ela envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas, simpatias e costumes, como: comer grãos, sementes de romã, verdura, carne de porco, peixe, macarrão ou uva;[7] usar lingerie de uma determinada cor; beber vinho espumante ou sidra, etc.
Blog JURU EM DESTAQUE com Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário