Tudo que você precisa saber antes de voltar a transar após o parto; as noites mal dormidas, a nova rotina e as responsabilidades podem transformar a dinâmica do casal
Após o nascimento de um bebê, a vida dos pais muda drasticamente. As noites mal dormidas, a nova rotina e as responsabilidades podem transformar a dinâmica do casal. No entanto, um dos aspectos mais desafiadores para muitos casais é retomar a vida sexual. O sexo pós-parto é um tema que envolve questões físicas, emocionais e deve ser abordado.
É importante que os parceiros mantenham uma comunicação aberta sobre suas emoções e desejos. O apoio mútuo e a compreensão são fundamentais para que o casal possa redescobrir sua intimidade de forma saudável e gradual.
Quanto tempo devo esperar para ter a primeira relação sexual após o parto?
Pelo menos 40 dias e vale tanto para parto normal como para cesárea. Antes disso, o corpo ainda está se recuperando e o útero está voltando ao normal.
Vou sentir desconforto nas primeiras relações após o parto?
Depois desse período, ainda pode existir algum desconforto e a mulher se sentir um pouco insegura para o sexo. Em alguns casos, pode haver diminuição da lubrificação vaginal, por conta das mudanças hormonais, o que pode ser minimizado com a ajuda de gel lubrificante. Em caso de cesariana, a mulher pode sentir a região do corte mais sensível e dolorida por um tempo.
Dicas para aliviar o desconforto na retomada da sexualidade
Algumas dicas podem contribuir bastante para aliviar o possível desconforto na retomada da sexualidade:
- Para aliviar a dor: utilize um analgésico antes da relação sexual e procure sempre esvaziar a bexiga;
- Para aliviar a secura vaginal: use lubrificantes antes ou durante o sexo;
- Busque alternativas: alternativas para a relação sexual vaginal também são uma opção durante os primeiros meses, como massagem.
Fisioterapia pélvica: subespecialidade da fisioterapia, ela ajuda no fortalecimento da musculatura e reabilitação da região – com poucas sessões a paciente já apresenta melhoras.
Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário