segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Alerta de nova onda de calor que pode ser a mais alta da história

Inatituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para nova onda de calor em setembro com temperaturas recordes

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (02) um alerta amarelo de perigo potencial para uma nova onda de calor que pode fazer setembro registrar as temperaturas mais altas da história para o mês. O aviso é válido a partir das 12h desta terça-feira até as 18h de quinta-feira.

Segundo o Inmet, a onda de calor deve elevar as temperaturas em até 5ºC acima da média em nove estados, com destaque para Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Um alerta de baixa umidade também está em vigor até as 21h desta segunda-feira, abrangendo grande parte do país.

Regiões como o litoral do Rio Grande do Sul, o norte de Minas Gerais, o oeste do Amazonas e o norte do Amapá devem apresentar menor variação nas temperaturas, assim como todos os estados do Nordeste.

De acordo com o Climatempo, fenômenos como este são comuns nesta época do ano, especialmente nas regiões do Brasil Central e Centro-Oeste. No entanto, as ondas de calor têm se tornado cada vez mais intensas, prolongadas e precoces. Modelos meteorológicos indicam que o calor desta vez pode ser ainda mais prolongado, com possibilidade de persistir até meados da segunda quinzena de setembro. A chegada das chuvas é esperada apenas entre a segunda quinzena do mês e o início de outubro.

Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário