Padroeira da capital da Paraíba, Nossa Senhora das Neves é uma das invocações pelas quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria segundo o culto de hiperdula
Nossa Senhora das Neves é também conhecida como Santa Maria Maior e Salus Populi Romani. O título de Nossa Senhora das Neves é devido a uma antiga tradição segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem Maria a inspiração para saber como empregar bem a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santíssima Virgem desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. Esse fenómeno milagroso aconteceu na noite de 04 para 05 de agosto, em pleno Verão romano: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a famosa Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.
Em 12 de novembro de 1493, logo após a sua descoberta por Cristóvão Colombo, a ilha de Nevis, situada na região das Caraíbas, recebeu devotamente o nome de Nossa Senhora das Neves.
Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, capital da Paraíba |
No Brasil, Nossa Senhora das Neves é a padroeira de alguns lugares, sendo o patrocínio mais importante o do estado da Paraíba, da Arquidiocese da Paraíba e da cidade de João Pessoa, onde se observa feriado estadual (Lei Estadual 3.489/1967).
Nossa Senhora das Neves também é padroeira do Município de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. Onde segundo a tradição católica acontece a chamada festa de "Agosto" em homenagem a santa. São cinco dias de festa, onde no primeiro ou no último dia são soltos inúmeros fogos de artifício em honra a santa padroeira. A festa também conta com barraquinhas de comidas típicas, artesanato, brincadeiras e shows de artistas locais.
Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa, capital da Paraíba |
Blog JURU EM DESTAQUE com Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário