Conheça a história de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, e entenda a relação dos santos católicos com o Dia dos Avós
Santa Ana e São Joaquim são pais de Maria e avós de Jesus Cristo - (Foto: Reprodução) |
As comemorações do Dia dos Avós marcam esta sexta-feira (26/07). A data teve origem na Igreja Católica Apostólica Romana, sendo instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
Quem foram Santa Ana e São Joaquim?
Apesar de não existirem referências bíblicas sobre eles, a origem dos pais de Maria são extraídas de textos apócrifos, como o Protoevangelho de Tiago e o Evangelho do pseudo Mateus.
De acordo com a tradição, a filiação de Ana é atribuída a Achar, sendo portanto, irmã de Esmeria. Além disso, Ana também é mãe de Isabel e avó de João Batista.
Após casados, Ana e Joaquim não tiveram filhos por mais de vinte anos, em uma época em que não gerar descendentes era sinal da falta de bênção e da graça de Deus. Após ser humilhado por esse motivo, Joaquim decidiu ir para o deserto e, durante quarenta dias e quarenta noites, suplicou a Deus que lhe desse um filho. Ana também passou dias em oração, pedindo a Deus a graça da maternidade.
As súplicas do casal foram atendidas, um anjo apareceu para ambos avisando-lhes que se tornariam pais. Após alguns meses, Ana deu à luz a Maria. A criança foi criada com o cuidado carinhoso do pai e a atenção amorosa da mãe.
Devoção a Santa Ana e São Joaquim
Inicialmente, o culto aos avós de Jesus foi definido pela Igreja em datas distintas. Em 1481, o Papa Sisto IV introduziu a festa de Sant'Ana no Breviário romano, fixando a data da sua memória litúrgica em 26 de julho, dia da sua morte, segundo a tradição. Em 1584, o Papa Gregório XIII incluiu a celebração litúrgica de Sant'Ana no Missal Romano.
Já a devoção a São Joaquim, inserida no calendário litúrgico pelo Papa Júlio II, em 1510, acontecia em 20 de março.
Após o Concílio Vaticano II, em 1969, as homenagens aos avós de Jesus foram "reunidas" em uma única data, 26 de julho.
São Joaquim e Santa Ana são considerados os padroeiros dos avós. Santa Ana também é a padroeira das mulheres casadas, sobretudo as grávidas. Além de ser a protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.
Fonte: Vatican News
Nenhum comentário:
Postar um comentário