sexta-feira, 17 de maio de 2024

Preocupante

EM BAIXA: Paraíba é o terceiro pior estado referente a taxa de alfabetização no Brasil; o estado fica à frente apenas de Piauí e Alagoas

Reprodução: iStock
Reprodução: iStock

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), a Paraíba tem a terceira pior taxa de alfabetização no Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais. O panorama foi publicado pelo órgão ainda nesta sexta-feira (17).

O estudo levou em consideração, informações recebidas através do Censo Demográfico 2022, o qual confirma um percentual aproximado de 16% com este perfil no estado. Importante ressaltar, que a região possui duas cidades na lista de piores taxas de analfabetismo em todo o território nacional, são elas: São Domingos (33,77%) e Vieirópolis (32,9%), ocupando, respectivamente, a 8º e 10º posições.

Em todo o país, do número total, 163 milhões de pessoas, que compreende a faixa etária estudada, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não sabiam. Levando isso em consideração, a taxa de alfabetização para este grupo foi de 93,0% no ano de 2022, já a taxa de analfabetismo, foi de 7,0%.

No quadro atual, a Paraíba fica à frente apenas de Piauí (17,2%) e Alagoas (17,7%). Quanto aos demais estados, a maior porcentagem verificada com relação à alfabetização, Santa Catarina lidera com 97,3%, seguido do Distrito Federal, com 97,2%.

Betina Fresneda, analista da pesquisa, relatou o seguinte:

A elevada taxa de analfabetismo entre os mais velhos é um reflexo da dívida educacional brasileira, cuja tônica foi o atraso no investimento em educação, tanto para escolarização das crianças, quanto para a garantia de acesso a programas de alfabetização de jovens e adultos por uma parcela das pessoas que não foram alfabetizadas nas idades apropriadas“, finalizou.

Fonte: IBGE - Gabriel Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário