segunda-feira, 22 de abril de 2024

Dia do Descobrimento do Brasil

"TERRA DE VERA CRUZ: Em 22 de abril de 1500, os portugueses chegaram às terras onde, mais tarde, seria o Brasil

Descobrimento do Brasil

O Dia do Descobrimento do Brasil refere-se ao 22 de abril de 1500, data em que os portugueses chegaram às terras onde, mais tarde, seria o Brasil.

Apesar de não ser feriado, o dia faz parte do calendário cívico e escolar brasileiro.

Origem da data do descobrimento do Brasil

Nem sempre a data do descobrimento do Brasil foi comemorada nesse dia. Um dos primeiros nomes que o Brasil recebeu foi o de Terra de Vera Santa Cruz. Para que a data coincidisse com o feriado da Santa Cruz, o rei Dom Manuel I (1469-1521) a transfere para o dia 03 de maio.

Somente em 1817, com a publicação da Carta de Pero Vaz de Caminha, se verifica que a chegada dos portugueses haviam ocorrido antes, em 22 de abril.

Durante o Império não houve nenhuma festa em torno a data, mas quem tinha um pouco de estudos sabia que o Brasil tinha sido descoberto neste dia.

O curioso é que com o golpe republicano, o 03 de maio passou a ser feriado nacional e assim permaneceu até a Revolução de 30, quando foi extinto pelo presidente Getúlio Vargas.

História do descobrimento do Brasil: Resumo

A descoberta do Brasil indica o momento em que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou à cidade de Porto Seguro, hoje Estado da Bahia.

É possível que vários navegadores tenham chegado antes de Cabral, como o espanhol Vicente Pizón que esteve em janeiro de 1500. O grande documento dessa viagem é o mapa feito pelo espanhol Juan de la Cosa, sendo o primeiro onde aparece o Nordeste brasileiro.

No entanto, como quem realmente ocupou esta terra foram os portugueses, Cabral levou a fama de "descobridor" dessas terras.

Quando os portugueses atravessaram o mar e chegaram nas terras pertencentes ao Brasil, chamaram-na "Terra de Vera Cruz”. Importante lembrar que em latim a palavra "vera" significa "verdadeira".

O nome Brasil, somente foi atribuído anos depois, quando começaram com a exploração do pau-brasil, uma árvore nativa.

Chegada dos portugueses ao Brasil

Comandados por Pedro Álvares Cabral, uma frota de 13 embarcações (três caravelas, nove naus e mantimentos) e cerca de 1500 tripulantes saíram de Lisboa, capital de Portugal, no dia 08 de março de 1500.

O objetivo central era chegar as Índias, a fim de realizar um tratado comercial com os dirigentes da região. Entretanto, eles se afastaram da costa da África para confirmar o que já se suspeitava: havia terras ao leste.

Um dos mais importantes testemunhos da chegada dos portugueses e do conhecimento das terras e dos habitantes que aqui viviam foi documentado pelo escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral: Pero Vaz de Caminha.

A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei de Portugal D. Manuel I, é um dos principais documentos históricos e literários da época. No documento, ele descreve sobre as belezas naturais da nova terra, bem como o primeiro contato com os habitantes.

Note que diversos povos indígenas habitavam a região, no entanto, os primeiros índios que os portugueses tiveram contato foi com os Tupiniquins.

Dia do Descobrimento do Brasil
"A frota de Cabral ao sair do Tejo, em direção às Índias", de Roque Gameiro (1864-1935)

Blog JURU EM DESTAQUE com Toda Matéria - https://www.todamateria.com.br › dia-do-descobriment...

Nenhum comentário:

Postar um comentário