Chuva intensa causa alagamento em Campina Grande e correnteza invade Serra de Santa Luzia, na Paraíba
Chuva no Sertão – As duas primeiras semanas do mês de março foram de muita chuva no interior do estado da Paraíba. Em algumas cidades do Sertão paraibano o volume de chuva já ultrapassou os 300 mm³ e em 16 cidades já choveu mais de 200 mm³ nesse período.
O grande volume de chuvas beneficiou alguns reservatórios na região, a exemplo do Açude Coremas. Esse açude é muito importante, pois beneficia 112 municípios espalhados pela Mesorregião do Sertão Paraibano.
Devido às fortes chuvas, a chamada Serra de Santa Luzia foi invadida pelas águas das chuvas e se transformou em uma verdadeira cachoeira. A força da água saiu arrastando tudo que tinha pela frente. A correnteza transformada em cachoeira foi registrada por moradores locais.
Açude de Boqueirão
Devido as cheias dos rios Paraíba e Taperoá, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão recebeu um grande aporte d'água nas últimas horas, se aproximando de metade de sua cota máxima atual.
O manancial está com 227.868.674 m³, o que corresponde a 48,84% da cota máxima. De ontem para hoje o aumento foi de 46cm na lâmina d’água, equivalente a 12.280.976 m³.
No período de 1º ao dia 14 de março, houve um aumento de 1,78m na lâmina d’água, correspondendo a um reforço hídrico de 44.716.669 m³. A expectativa é que o açude volte a sangrar este ano, o que não acontece desde 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário