Asteroide do tamanho do Maracanã passará pela Terra nesta sexta-feira; NASA classifica a rocha espacial como "potencialmente perigosa"
O asteroide passará pela Terra a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros, o que equivale a cerca de sete vezes a distância da Terra à Lua
O asteroide passará pela Terra a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros, o que equivale a cerca de sete vezes a distância da Terra à Lua. A passagem está prevista para esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 11h41 no horário de Brasília.
Risco de colisão
Apesar do tamanho e da classificação, a NASA garante que não há risco de colisão com a Terra. O Dr. Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick, reforça essa informação: "Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela".
A NASA define asteroides "potencialmente perigosos" como aqueles com diâmetro superior a 140 metros que se aproximam a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra ao redor do Sol.
Visibilidade e próximos eventos
A maioria dos asteroides são muito pequenos para serem detectados com as tecnologias e pesquisas atuais, por isso é difícil vê-los a olho nu. Os únicos asteroides visíveis até agora são Pallas e Vesta, com diâmetros de cerca de 500 km.
O próximo asteroide "potencialmente perigoso" a se aproximar da Terra será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.
Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário