ISS (Estação Espacial Internacional) divulga foto da última lua cheia do ano de 2023 vista do espaço; imagem do satélite foi postada na rede X, antigo Twitter
O perfil da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) postou nas redes sociais na quarta-feira, 27 de dezembro, uma foto da última lua cheia do ano vista do espaço.
A chamada “lua fria” de dezembro recebe esse nome devido ao inverno no hemisfério norte.
Segundo o post da ISS, a foto foi tirada enquanto a Estação Espacial Internacional orbitava quase 270 milhas (cerca de 434 km) acima do Oceano Pacífico.
Como funciona o ciclo lunar?
O ciclo lunar é o período de passagem da Lua para completar uma série de fases, que incluem desde a Lua Nova até chegar nela novamente.
Esse ciclo é conhecido como mês lunar ou mês sinódico, e tem uma duração média de aproximadamente 29,5 dias.
Como é cada fase da lua?
- Lua Nova
Nessa fase, a Lua está entre a Terra e o Sol, e a parte iluminada da Lua está voltada para o Sol, tornando-a praticamente invisível a partir da Terra. Mas é possível observar a sua presença no céu durante o dia.
- Lua Crescente
À medida que a Lua se afasta do Sol, uma fina fatia iluminada começa a aparecer, formando um crescente. É por isso que se chama quadra da Lua Crescente, já que está sendo mais visível que antes.
- Lua Cheia
Nesta fase, a Lua está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, e a sua face iluminada está totalmente visível.
A passagem da Lua Cheia é a fase mais brilhante — e quando é possível ver esse corpo celeste completamente iluminado no céu noturno.
- Lua Minguante
À medida que a Lua continua a “diminuir de tamanho”, apenas uma fina fatia iluminada permanece visível antes de a Lua desaparecer completamente da vista da Terra, reiniciando o ciclo com uma Lua Nova.
CNN Brasil - (Publicado por Marina Motomura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário