sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

História de Nossa Senhora da Conceição e origem da santa

Conheça a história de Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, de todos os povos de língua portuguesa

Inmaculada Concepción, pintura de 1667 de Juan Antonio de Frías y Escalante - Reprodução: Wikipédia

Nossa Senhora da Conceição, santa da Igreja Católica, tem sua festa litúrgica celebrada em 08 de dezembro, data que marca feriado em diversas cidades brasileiras, como Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras.

A celebração possui um significado especial para os falantes de língua portuguesa, já que a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Além disso, Nossa Senhora da Conceição também é reconhecida como padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Conceição tem uma ligação estreita com Nossa Senhora Aparecida, pois a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma representação de Nossa Senhora da Conceição. Essa conexão explica a importância da data no país.

As Nossas Senhoras e a Imaculada Conceição

A compreensão do papel de "Nossa Senhora" na Igreja Católica é essencial para entender Nossa Senhora da Conceição. Todos os títulos como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida referem-se a manifestações específicas da Virgem Maria.

Nossa Senhora da Conceição, inserida nesse contexto, está relacionada ao conceito de Imaculada Conceição.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV, enquanto o dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido em 1854 pelo papa Pio IX. Este dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original, sendo concebida sem mancha.

O título "Nossa Senhora da  Conceição" refere-se a Maria concebendo Jesus em seu ventre, sendo preservada da mancha do pecado original.

Festa da santa vem do século 15

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição tem raízes antigas, sendo oficialmente celebrada pela Igreja Católica desde 1477, por ordem do papa Sisto IV.

Em Portugal, a devoção à santa cresceu ao longo do tempo, levando-a a ser considerada a padroeira da nação em 1646, e automaticamente, as colônias lusitanas, como o Brasil, passaram a tê-la como padroeira.

Padre Felipe Cosme Damião Sobrinho explica que a virgindade de Maria é uma questão independente da preservação do pecado original. Maria foi preservada antes de nascer, e sua virgindade perpétua refere-se à total consagração a Cristo.

Assim, a festa de Nossa Senhora da Conceição, comemorada em 08 de dezembro, é uma tradição que remonta a séculos, unindo a devoção mariana à história e cultura das regiões que a celebram.

Blog JURU EM DESTAQUE com UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário