Conheça a verdadeira história do Papai Noel, o bom velhinho barrigudo, de roupa vermelha e barba branca, que vive no Polo Norte
O Papai Noel é o bom velhinho barrigudo, de roupa vermelha e barba branca que vive no Polo Norte. À meia-noite na Véspera de Natal ele passa pelas casas em seu trenó guiado pelas renas Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen com um saco de presentes para entregar às crianças.
Desde criança ouvimos a história dessa figura natalina. Entretanto, o bom velhinho, que entra pela chaminé e deixa presentes na árvore de Natal, nem sempre teve a aparência que conhecemos hoje. Existem muitas lendas e tradições de povos antigos que levaram à construção da imagem do Papai Noel.
Descubra aqui como surgiu esse símbolo do Natal e sua história em diferentes culturas.
Quem foi o bispo São Nicolau?
A figura do Papai Noel surgiu a partir do bispo São Nicolau de Mira, que viveu na região hoje chamada de Turquia, no século IV, ficando conhecido pela sua bondade e atenção com pessoas carentes.
Ele nasceu no final do século III, por volta de 280 d.C. e desenvolveu uma reputação de forte defensor da Igreja, quando no ano de 303 iniciou-se uma grande perseguição pelo imperador Diocleciano e os padres eram obrigados a escolher entre renunciar o cristianismo ou serem enforcados.
São Nicolau foi preso e ficou anos na prisão até que Constantino promulgou o Edito de Milão que acabou com a perseguição cristã.
São Nicolau |
As várias lendas que existem sobre ele o fizeram famoso por sua bondade. A história mais famosa é referente a um homem que possuía três filhas, mas não tinha dinheiro para o dote, valor pago aos noivos, para que suas filhas pudessem se casar. São Nicolau o ajudou secretamente, deixando cair pela chaminé um saco com ouro para ajudar aquela família.
Era seu costume durante a noite deixar moedas perto das chaminés dos necessitados. Também, segundo a lenda, no dia do seu aniversário, São Nicolau costumava presentear as crianças, incentivando elas a rezarem e terem bom comportamento.
Mesmo após a sua morte, em 6 de dezembro, ele continuou sendo lembrado e a ele são atribuídos milagres. Por isso, ele é considerado o protetor de órfãos, marinheiros, prisioneiros, entre outros grupos. Em muitos países, essa data é utilizada para homenagear o santo.
Como São Nicolau se tornou Papai Noel?
A partir do século 16, com a reforma Protestante, muitos santos no Norte da Europa foram se tornando impopulares. Ainda assim, muitas pessoas não esqueceram a figura de São Nicolau, principalmente na Holanda.
Com o passar do tempo, a entrega de presentes ao invés de continuar sendo feita em 6 de dezembro, passou a ser realizada no Natal, data que representa o nascimento de Jesus, tradicionalmente celebrado em 25 de dezembro
Em alguns lugares, como Áustria e Alemanha, a distribuição era feita simbolicamente pelo Cristo recém-nascido no Natal. Já no Reino Unido, difundiu-se um personagem antigo de histórias da Idade Média, o "Pai Natal" ou "Velho Natal".
Para eles, o "Velho Natal" passava nas casas pedindo ajuda durante o inverno. Aqueles que tinham compaixão do velhinho e lhe auxiliavam, tinham sua família agraciada com um bom inverno.
Com as novas colônicas estabelecidas nos Estados Unidos, o Natal passou por uma transformação no seu significado e em muitos lugares virou uma festa de rua. Porém, colonos holandeses, poetas e escritores buscaram reviver o Natal como uma festa em família e trazer de volta a imagem de São Nicolau, agora como Papai Noel.
Com o passar do tempo, o Pai Natal do Reino Unido e o Papai Noel americano se tornaram tão parecidos até que passaram a ser a mesma pessoa.
Em 1881, a revista americana Harper's Weekly publicou uma imagem criada por Thomas Nast daquilo que ao longo dos anos difundiu-se como sendo o Papai Noel.
Representação do Papai Noel na revista Harper's Weeklys, 1881 |
No final do século 19, o Papai Noel foi padronizado como um velhinho de rosto alegre, gordinho e que vinha do Polo Norte, conduzindo um trenó puxado por renas e cheio de presentes.
Quando essa imagem se espalhou pelo mundo, o Papai Noel adquiriu diferentes nomes por onde passava. Por exemplo, na França ele é conhecido como Père Noël, na Grã-Bretanha como Father Christmas, nos Estados Unidos como Santa Claus e na Itália é o Babbo Natale.
Papai Noel e a Coca-Cola
A versão americana do Papai Noel se tornou popular por causa da utilização em anúncios da Coca-Cola na década de 20.
Campanhas publicitárias da Coca-Cola Company nas décadas de 30 e 40 foram fundamentais para que a imagem do Papai Noel evoluísse e chegasse ao que conhecemos hoje.
Papai Noel para campanha publicitária da Coca Cola, por Haddon Sundblom em 1931 |
Em 1931, o pintor Haddon Sundblom retirou o cachimbo da imagem criada por Nast e substituiu por uma coca-cola. A criação do personagem foi baseado no poema A véspera de Natal escrito em 1823 pelo escritor americano Dr. Clement Clarke Moore.
As imagens do velhinho com uma expressão alegre, segurando uma coca-cola e entregando presentes começaram a circular em revistas populares como publicidade.
Blog JURU EM DESTAQUE com Calendarr - https://www.calendarr.com › ... › Dezembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário