Com realização de eventos cívicos desde a última sexta-feira, 1º, o Brasil comemora 201 anos de intependência neste 7 de setembro
As comemorações da Semana da Pátria, alusivas ao Dia da Independência do Brasil, tiveram início na última sexta-feira (1º), com eventos que culminam no 7 de setembro. Já são 201 anos de independência, e, embora pareça muito, ainda somos uma nação jovem em termos históricos.
O dia 7 de setembro comemora a data em que o Brasil tornou-se oficialmente independente de Portugal. Com uma história envolta em um lado burocrático, e também heróico em determinados pontos, temos na Semana da Pátria uma forma de relembrar e comemorar a importância desse momento.
Naquela época, o Brasil passava por um período histórico conturbado, em que o breve período de Estado junto a Portugal começava a ser ameaçado pela volta da família real para a nação de origem. Além do risco de voltar a ser uma colônia, o Brasil era um dos poucos que ainda se mantinham nesse estado, já que boa parte das antigas colônias espanholas já estavam se emancipando.
E uma vez que havia maiores possibilidades para o Brasil sendo independente, tanto para a própria nação como para as grande potências da época, esse foi um dos primeiros momentos em que havia um clamor de população e governantes de tomarem as próprias rédeas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário