Multidão acompanha cortejo fúnebre para sepultamento do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Juru, Josemilton Gomes de Matos, na manhã de sexta-feira (22)
![]() |
Corpo do ex-vereador e ex-vice-prefeito Josemilton Gomes de Matos é velado na Câmara Municipal de Juru-PB, onde recebeu as últimas homenagens |
Foi sepultado na manhã de sexta-feira, 22 de setembro, no cemitério público da cidade de Juru, na Paraíba, o corpo do ex-vereador e ex-vice-prefeito Josemilton Gomes de Matos. Josemilton era extensionista da Empaer e foi encontrado morto na última quarta-feira, 20 de setembro, em um sítio de sua propriedade localizado na zona rural do município de Juru.
O corpo de Josemilton foi velado em sua residência, na Rua Isaura Pires do Carmo, após retornar da cidade de Patos-PB para onde tinha sido levado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) para ser periciado.
No velório, além dos familiares, amigos e colegas de trabalho, também estiveram presentes o coordenador regional da Empaer em Patos-PB e o ex-deputado Frei Anastácio Ribeiro, presidente de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba, que fez uma breve celebração e dirigiu palavras de conforto à família enlutada.
![]() |
Participantes do Terço dos Homens, grupo religioso do qual Josemilton fazia parte, seguiram na frente do cortejo fúnebre com o corpo do ex-vereador e ex-vice-prefeito |
Antes do sepultamento, o cortejo fúnebre fez uma parada na Câmara Municipal de Juru onde foram prestadas as últimas homenagens ao ex-vereador e presidente da Casa Vereador Antônio Luiz Leite.
Em 1988, Josemilton foi eleito vereador de Juru para a legislatura 1989/1992, seis anos após chegar no município para trabalhar no escritório local da Emater. Presidiu a Câmara Municipal no biênio de 1989 a 1990. Também foi eleito vice-prefeito do município para a gestão 1993/1996, no governo do prefeito Antônio Loudal Florentino Teixeira (Dr. Toinho). Nomeado pelo então governador Cássio Cunha Lima, foi coordenador regional da Emater em Princesa Isabel-PB, de 2008 a 2009, e ocupou o cargo de secretário municipal de Agricultura no governo Luis Galvão.
Várias autoridades se revezaram na tribuna da Câmara Municipal de Juru para as homenagens de despedida do filho de Frei Martinho que Juru adotou, dentre elas, a prefeita Solange Félix e o gestor de sua cidade natal, prefeito Tião Pinto, primo de Josemilton. Também fizeram uso da palavra os vereadores Silvino Alves de Lima (presidente em exercício), Denise Félix, Cinalva Leite e Manoel Araújo, além do coordenador regional da Empaer em Princesa Isabel-PB e do representante da agência do Banco do Nordeste em Patos-PB, Genival Bezerra Leite.
Os oradores não economizaram palavras para enaltecer as qualidades do extensionista rural Josemilton Gomes de Matos como cidadão exemplar, político honrado e profissional dedicado. No final da sessão especial, o farmacêutico Heitor Matos ainda encontrou forças para discursar e agradecer a todos, apesar da emoção pela perda do pai. Ele foi quem encontrou Josemilton morto em seu sítio na quarta-feira.
Josemilton era natural de Frei Martinho, município da região do Curimataú paraibano. Tinha 64 anos de idade e era graduado em Economia pela Facudade Francisco Mascarenhas da cidade de Patos-PB. Casado com a professora juruense Maria Inês Luiz Leite de Matos, teve três filhos: o famacêutico Heitor Matos, a Odontóloga Mariana Matos e o universitário Filipe Matos, de saudosa memória.
Por volta das 11h00 de sexta-feira, o corpo de Josemilton foi sepultado sob forte comoção no túmulo da família onde jazem o seu filho, Filipe Matos, o seu sogro, Antônio Luiz Leite, e o seu cunhado Maurio Luiz Leite (Dôta).
![]() |
Josemilton foi sepultado no túmulo da família, onde jazem seu filho Filipe Matos, seu sogro Antônio Luiz Leite e o seu cunhado, Maurio Luiz Leite (Dota) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário