Saiba como economizar na conta de energia nesse período de onda de calor na Paraíba
De acordo com um alerta divulgado pelo Inmet, a temperatura na Paraíba poderá chegar a ficar 5°C acima da média. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do El Niño que tende a favorecer que este fenômeno ocorra com maior frequência e intensidade.
Nesse período, o uso de eletrodomésticos, a exemplo do ventilador e ar-condicionado, pode ficar mais intenso. De acordo com a Energisa, foram intensificados os cuidados com equipamentos de distribuição de energia.
“A empresa tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede elétrica dentre um plano chamado por nós de Ondas de Calor, que estuda e monitora os efeitos do clima e em especial do fenômeno El Niño. A Paraíba não será tão afetada quanto a região Centro-Oeste, por exemplo, mas ainda assim, estamos investindo em melhorias e manutenções para que toda rede esteja preparada para qualquer impacto que possa sofrer com o clima”, explicou Felipe Costa, gerente de operações da empresa.
O que fazer para suavizar o custo na conta de energia?
Além dos hábitos de consumo, o clima também é um fator que interfere bastante no valor da conta de luz. De acordo com a estação do ano, os dias podem ficar mais quentes ou mais frios. Essas características impactam o comportamento das pessoas e, consequentemente, modificam o consumo dos equipamentos elétricos.
Ar-condicionado
● Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
● Mantenha os filtros limpos.
● Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
● Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
● Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
● Evite deixar a porta aberta.
● Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
● Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
● Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
● Não forre as prateleiras.
● Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Paraíba Já
Nenhum comentário:
Postar um comentário