05 DE AGOSTO: Aniversário da cidade de João Pessoa; Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana, e Dia da Fundação da Paraíba
![]() |
Retrato de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930), político que dá nome à capital da Paraíba |
No dia 05 de agosto de 1585 os portugueses chegaram às terras paraibanas, fundando a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, a terceira mais antiga do Brasil. A data é um feriado estadual, que lembra a emancipação do Estado Paraibano. Em 1588, a cidade passou a se chamar Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao Rei Filipe, da Espanha e de Portugal. Durante a invasão holandesa, em 1634, tornou-se Frederikstadt (Frederica). A partir de 1654, seu nome foi trocado para Parahyba do Norte. E em 1930, finalmente, a cidade passa a se chamar João Pessoa, capital da Paraíba.
Para os pessoenses, a data é comemorada em dose tripla, com o aniversário da cidade de João Pessoa; Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana; e dia da fundação da Paraíba. A ocasião é marcada por festas e comemorações em todo o Estado. Inclusive, o feriado estadual acontece desde 1967, com a Lei Nº 3.489, sendo ratificada em 2015 pela Lei Estadual Nº 10.601/2015, como a data magna do Estado da Paraíba.
Sua denominação atual, "João Pessoa", é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo o estopim da Revolução de 1930, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, advogado cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.
A Assembleia Legislativa Estadual aprovou a mudança do nome da capital em 04 de setembro de 1930. Há algum tempo, cidadãos pessoenses discutem a possibilidade de rever a homenagem e substituir o nome de João Pessoa por outro, entre os quais figuram "Paraíba", "Filipeia" e "Cabo Branco", sendo que alguns movimentos até manifestam apoio à ideia de um plebiscito para tal nomenclatura ou uma consulta popular, como faz atualmente o "Coletivo Cultural Anayde Beiriz", projeto em andamento do Movimento Paraíba Capital Parahyba.
Entre outros argumentos, alega-se que a mudança de nome (assim como a alteração da bandeira estadual em 1930), foi realizada em um momento de comoção e de instabilidade social, quando vários adversários políticos do grupo de João Pessoa foram presos e mortos. Acrescenta-se ainda que não há consenso sobre as virtudes de João Pessoa e de gestor público as quais confeririam o mérito ao ex-presidente da Paraíba (na época, denominação para o cargo de governador) para tal homenagem. De outra parte, os defensores da manutenção do nome argumentam que João Pessoa foi político exemplar e que combateu o coronelismo e as oligarquias.
Blog JURU EM DESTAQUE com https://marmuthe.com.br › noticias › 5-de-agosto-aniv... / wikipedia.org - https://pt.wikipedia.org › wiki › João_Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário