quinta-feira, 20 de julho de 2023

Juru, na Paraíba: era uma vez uma cidade tranquila!

Sentimento de insegurança e medo tomam conta de moradores de Juru, na Paraíba, após onda crescente de arrombamentos, furtos e roubos na cidade

Outrora pacata e tranquila, cidade de Juru, na Paraíba, sofre onda de arrombamentos, furtos e roubos

Embora o aumento da violência e do sentimento de insegurança na sociedade atual seja frequentemente associado a áreas metropolitanas e grandes centros urbanos, essa tendência vem se modificando e nos últimos anos chegou aos municípios de pequeno porte como Juru, no Sertão da Paraíba.

Além dos homicídios, cresceram também as ocorrências contra o patrimônio, como furtos e roubos, representando um significativo aumento da violência nas pequenas cidades, onde a vida pacata e tranquila é cada vez mais um mito e as histórias de várias décadas sem um único homicídio vão se tornando raras.

Por conta da ausência de serviços públicos de segurança e da facilidade de acesso e deslocamento por rodovias pouco fiscalizadas, entre outros fatores, os casos de furtos e roubos mostram que a tendência de violência tem se tornado cada vez mais frequente, sendo notório a interiorização da violencia e da insegurança urbana em pequenas cidades.

Com a onda crescente de arrombamentos em Juru, ladrões depenam casas na calada da noite e, em alguns casos, levam todos os eletrodomésticos e pertences dos proprietários, como recentemente ocorreu em um sítio próximo da cidade. Não bastasse, registre-se ainda a destruição que fizeram, também recentemente, em uma residência localizada a poucos metros da delegacia de polícia, em pleno centro da cidade, sem que os criminosos tenham sido identificados até então.

Hoje, os moradores de Juru têm saudades dos tempos que as visitas iam entrando em suas casas, não tinha roubo, não tinha bandidos e todos viviam mais tranquilos e seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário