Família Prudente mantém tradição junina e realiza festa de São Pedro criada pelo patriarca do clã, no sítio Serra Branca, municipio de Juru-PB
Trazida para o Brasil durante a colonização por influência dos portugueses no século XVI, as festas juninas se transformaram em uma tradicional festividade popular que acontece todo mês de junho e é comemorada em todas as regiões do nosso país, especialmente no Nordeste. Inicialmente, o evento possuia uma conotacão estritamente religiosa, destacando-se importantes figuras do catolicismo, entre as quais Santo Antônio, São João e São Pedro, os mais populares.
As festividades que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais, cuja evolução fez com que o evento se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.
Casal Pedro Prudente e Maria Alves Barbosa, proprietários do sítio Serra Branca, em Juru-PB |
Há cerca de sessenta anos, ainda no início da fundação do município de Juru, no Sertão da Paraíba, foi criada a festa de São Pedro do sítio Serra Branca, que era realizada na residência do senhor Pedro Prudente, um próspero dono de engenho para fabricação de mel e rapadura muito conceituado no município. Logo, a festa se transformou no maior evento junino da região com duração de três dias, incluindo a véspera do dia de São Pedro e a noite da ressaca realizada no terceiro dia.
O sucesso da tradicional 'Festa de Pedro Prudente', como ficou conhecida, em muito se devia ao empenho e dedicação da prole do patriarca da família, principalmente do saudoso Doca Prudente pela sua influência perante toda a sociedade da região.
Com a morte do senhor Pedro Prudente e, alguns anos depois, o falecimento precoce de Doca, a festa junina do sítio Serra Branca deixou de ser realizada, sendo celebrada pelos familiares apenas a novena em louvor a São Pedro.
Por iniciativa dos netos e bisnetos do senhor Pedro Prudente, agora, em 2023, a festa da Serra Branca voltou a ser realizada como era antes, com o tradicional leião e muito forró, é claro!
Veja as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário