terça-feira, 11 de abril de 2023

Sepultamento do MC Biel Xcamoso


Corpo de MC Biel Xcamoso é enterrado no cemitério de Santo Amaro, no Recife — Foto: Artur Ferraz/g1
Corpo de MC Biel Xcamoso é enterrado no cemitério de Santo Amaro, no Recife — Foto: Artur Ferraz/G1

Sob forte comoção, o corpo do cantor MC Biel Xcamoso foi enterrado na tarde desta segunda (10), doze horas após morrer em um acidente de carro em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (saiba mais abaixo). O velório e o sepultamento do artista de 24 anos ocorreram no Cemitério de Santo Amaro, no Centro da cidade, atraindo fãs, amigos e parentes.

Além de cantor, Gabriel Farias de Oliveira, de 24 anos, também era produtor musical e se tornou um dos nomes mais expressivos do brega funk em Pernambuco. Câmeras de segurança filmaram o acidente, que aconteceu por volta das 4h. O Instituto de Criminalística solicitou exames para saber se o artista consumiu bebidas alcoólicas antes da batida.

"Ele trabalhava na minha banda, era meu roadie e, depois, se tornou artista. Eu dava força [para ele crescer], ele corria atrás", contou Shevchenko. MC Biel começou a carreira na música tocando na banda do primo, que faz dupla com Elloco.

Enquanto um carro de som tocava os principais sucessos do artista, familiares, amigos e fãs de MC Biel Xcamoso se despediram do cantor. Na sala do velório, os presentes cantaram louvores e bateram palmas. Por volta das 16h10, o corpo foi levado para ser enterrado.

Primo discursa em velório de MC Biel Xcamoso: 'Só tenho a agradecer pelo que faz a nós'

Primo discursa em velório de MC Biel Xcamoso: 'Só tenho a agradecer pelo que faz a nós'

De catador a MC

Após o velório, o corpo de MC Biel foi levado em cortejo pelas ruas no entorno do cemitério. Na entrada do local, um primo do artista, Douglas Barreto, fez um discurso relembrando a trajetória do músico, que, antes da carreira artística, foi catador de material reciclável e vendedor de pipoca.

Ao G1, Douglas disse que Biel tinha “um jeito feliz e brincalhão” e “era abraçado por todos”.

“A gente não perdeu só um MC, a gente perdeu parte da comunidade da gente, que dava inspiração para outros jovens. Eu mesmo sou um deles”, afirmou Douglas, que trabalhava como roadie na banda de Xcamoso.

Ainda segundo o primo, Gabriel começou trabalhando num depósito de reciclagem.

“Depois que o depósito fechou, meu pai, que era tio dele, deu um carrinho de pipoca a ele. A luta que ele teve na infância… A mãe, quando se separou do pai, o abandonou. Quem pegou ele da rua foi Chevetchenko, que levou para casa. E minha avó cuidou dele como um filho”, contou.

Velório de MC Biel Xcamoso, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife — Foto: Artur Ferraz/g1

Velório de MC Biel Xcamoso, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife — Foto: Artur Ferraz/G1

"Alegre. Era isso que ele era. Só alegria. Vou guardar as lembranças dos momentos bons. Ele dizendo: 'Bota meu almoço'. São esses momentos que eu vou lembrar", declarou Fabiana Oliveira, prima e mãe de criação do MC.

Segundo Fabiana, Biel cresceu sendo criado por ela e pela avó na comunidade onde a família morava, na Favela do Canal, no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife. Ainda de acordo com Fabiana, antes de morrer, no ano passado, a avó pediu que ela cuidasse do neto.

"Quando minha avó foi embora, ele disse que tinha perdido tudo. Antes de ir, ela mandou a gente cuidar dele. Sempre cuidei. Almoçava comigo. Se tinha alguma coisa para resolver, eu que ia. É disso que vou lembrar", afirmou a prima de MC Biel Xcamoso.

Como foi o acidente


MC Biel Xcamoso — Foto: Reprodução/Instagram; Reprodução/TV Globo
MC Biel Xcamoso — Foto: Reprodução/Instagram; Reprodução/TV Globo

  • Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 4h05 desta segunda (10);
  • O veículo dirigido por MC Biel Xcamoso capotou após bater na fachada do Edifício Maria Leopoldina, na esquina da Avenida Boa Viagem com a Rua Coronel Benedito Chaves;
  • Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o artista estava preso às ferragens e não apresentava sinais vitais;
  • A morte do cantor foi confirmada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Nas imagens gravadas por câmeras de segurança, é possível ver o carro do cantor chegando em alta velocidade e colidindo com a fachada do prédio, que ficou danificada após o acidente;
  • Um carro da Guarda Municipal chegou ao local poucos minutos depois;
  • Imagens gravadas pela TV Globo no local do acidente mostram que pedaços do veículo ficaram espalhados pela área e havia sangue no chão;
  • Peritos do Instituto de Criminalística disseram que encontraram sérias avarias no carro e que o impacto da colisão no corpo do artista foi muito grande;
  • Quando o dia amanheceu, amigos e fãs do artista foram até o local do acidente e ficaram abalados com a morte do MC.
Parentes, amigos e fãs se despedem de MC Biel Xcamoso
Parentes, amigos e fãs se despedem de MC Biel Xcamoso
Fonte: G1 PE - Por Artur Ferraz, G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário