quarta-feira, 12 de abril de 2023

Justiça determina apreensão de avião de líder evangélico

Tribunal de Justiça de São Paulo determina apreensão de aeronave de Valdemiro Santiago para pagamento de dívida milionária


csm valdemirosantiago bc8fa448c3 - Justiça determina apreensão de avião de Valdemiro Santiago para pagamento de dívida milionária milionária
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a apreensão de um avião de Valdemiro Santiago, líder evangélico e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. A ação foi movida pela Nacional Bank, a fim de receber a quantia de R$ 21,4 milhões referente a uma dívida contraída por uma das empresas do pastor, a Intertevê Serviços Ltda. A aeronave teria sido apresentada como garantia de pagamento.

O juiz Felipe Poyares Miranda, da 16ª Vara Cível de São Paulo, determinou que os advogados da empresa fossem intimados a entregar a aeronave Pilatus, modelo PC 12/47E, número de série 1127, em 24 horas, a um oficial de Justiça no aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro em Jundiaí (SP). A decisão é do dia 29 de março deste ano. As informações são do portal Terra.

Conforme aponta o Nacional Bank, autora da ação, em 2018, Filipe Pires Iannie, genro de Valdemiro, assinou um termo de confissão de dívida, e apresentou a aeronave como garantia de bem de penhora. Ainda conforme a instituição, o pastor tentou “ocultar” o patrimônio que seria penhorado para a empresa Eu Transpiro Adoração Produções Artísticas Ltda., representada pela filha do pastor.

“Não é só público, mas também notório a busca constante pelo apóstolo do ‘milagre da blindagem patrimonial de seus bens'”, argumentou a instituição à Justiça.

Em uma nova decisão, publicada nesta terça-feira, 11, o juiz afirmou que a empresa da filha de Valdemiro justificou a impossibilidade de entrega da aeronave por restrições de voo. Segundo ela, impostas por decisão judicial e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já que o equipamento está no aeroporto de Bonito (MS).

Diante disso, o magistrado pediu para que o banco se manifeste em até cinco dias para que seja expedida a busca e apreensão do avião no hangar de Bonito. O Terra tentou contato com as defesas da Intertevê Serviços e da Nacional Bank, mas até a última atualização desta reportagem, não teve retorno. O espaço continua aberto para manifestação. 

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: Terra - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário