segunda-feira, 24 de abril de 2023

Juruense é aprovada em processo seletivo do Hospital Universitário

Filha de dona de casa e eletricista da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, passa em 2º lugar em processo seletivo do Hospital Universitário, com apenas duas vagas

 
Ao lado dos pais, Estéfany Alves falou ao Blog JURU EM DESTAQUE sobre sua trajetória estudantil e da importância do apoio familiar que recebeu  

Após ser aprovada em processo seletivo de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH), do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a enfermeira Estéfany Alves, natural de Juru, no Sertão da Paraíba, passou a Semana Santa com a família em sua cidade natal.

A jovem enfermeira, de 23 anos de idade, é filha de uma dona de casa que não teve oportunidade de estudar e do eletricista Severino Alves, popularmente conhecido por 'Biu Gazula', também de poucos estudos. Além de Estéfany, o casal tem outro filho, que reside em Campina Grande (PB) e exerce a mesma profissão do pai.

Além de Rita e 'Biu Gazula', pais de Estéfany, a jovem enfermeira também mencionou o nome da tia, Marinalva, entre os familiares que a incentivaram nos estudos

Em contato com o Blog JURU EM DESTAQUE, durante a sua permanência em Juru, Stéfany falou da importante conquista e exaltou o apoio que recebeu da família, principalmente dos seus pais e do irmão.

"Desde o início dos meus estudos, recebi o apoio incondicional dos meus pais que, juntamente com muitos professores, incentivaram-me a querer mais e foi o que aconteceu", relatou Stéfany ao blog.

Estéfany fez questão de dizer que sempre estudou em escola pública. Cursou o pré e o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Alves da Silva, em Juru. Já no ensino médio, foi estudar no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Princesa Isabel onde fez o curso técnico em Controle Ambiental.

"Eu quis algo a mais quando fui para o IFPB no ensino médio, e, como ainda queria mais, fui fazer graduação e agora dei início a residência", acrescentou.


Estéfany Alves: "Eu quis algo a mais quando fui para o IFPB no ensino médio, e, como ainda queria mais, fui fazer graduação e agora dei início a residência".

No ensino superior, Estéfany fez o Enem e foi aprovada pelo ProUni, tendo concluído bacharelado em enfermagem em dezembro de 2022, com a determinação de seguir em frente na escalada pelo saber: "Eu tinha a certeza de que só a graduação não era suficiente, precisava me especializar. Então optei por tentar a residência e atualmente estou na RIMUSH, do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB".

Aprovada em segundo lugar, Estéfany obteve a mesma pontuação da primeira colocada no processo seletivo, certame público que teve a idade como critério de desempate e acabou por favorecer a concorrente por ser a candidata mais velha.

A prova objetiva realizada por Estéfany tinha 40 (quarenta) questões, com conteúdos sobre enfermagem e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja avaliação foi aplicada no final do mês de janeiro deste ano e teve quatro horas de duração. O resultado saiu no dia 17 de fevereiro.

O processo seletivo disponibilizava apenas duas vagas para Atenção ao Paciente Crítico. Agora, com a aprovação, a jovem enfermeira irá atuar no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, por dois anos com atendimento exclusivo a pacientes críticos.

Foto: Angélica Gouveia

Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB)

2 comentários:

  1. Porque você usa sempre esse clichê; Juru no sertão da Paraíba?? Chega a ser repetitivo.

    ResponderExcluir
  2. Nem todos os leitores do Blog JURU EM DETAQUE sabem onde fica Juru, portanto se faz necessário citar a sua localização.

    ResponderExcluir