Filha de dona de casa e eletricista da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, passa em 2º lugar em processo seletivo do Hospital Universitário, com apenas duas vagas
![]() |
Ao lado dos pais, Estéfany Alves falou ao Blog JURU EM DESTAQUE sobre sua trajetória estudantil e da importância do apoio familiar que recebeu |
Após ser aprovada em processo seletivo de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH), do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a enfermeira Estéfany Alves, natural de Juru, no Sertão da Paraíba, passou a Semana Santa com a família em sua cidade natal.
A jovem enfermeira, de 23 anos de idade, é filha de uma dona de casa que não teve oportunidade de estudar e do eletricista Severino Alves, popularmente conhecido por 'Biu Gazula', também de poucos estudos. Além de Estéfany, o casal tem outro filho, que reside em Campina Grande (PB) e exerce a mesma profissão do pai.
![]() |
Além de Rita e 'Biu Gazula', pais de Estéfany, a jovem enfermeira também mencionou o nome da tia, Marinalva, entre os familiares que a incentivaram nos estudos |
Em contato com o Blog JURU EM DESTAQUE, durante a sua permanência em Juru, Stéfany falou da importante conquista e exaltou o apoio que recebeu da família, principalmente dos seus pais e do irmão.
"Desde o início dos meus estudos, recebi o apoio incondicional dos meus pais que, juntamente com muitos professores, incentivaram-me a querer mais e foi o que aconteceu", relatou Stéfany ao blog.
Estéfany fez questão de dizer que sempre estudou em escola pública. Cursou o pré e o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Alves da Silva, em Juru. Já no ensino médio, foi estudar no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Princesa Isabel onde fez o curso técnico em Controle Ambiental.
"Eu quis algo a mais quando fui para o IFPB no ensino médio, e, como ainda queria mais, fui fazer graduação e agora dei início a residência", acrescentou.
Estéfany Alves: "Eu quis algo a mais quando fui para o IFPB no ensino médio, e, como ainda queria mais, fui fazer graduação e agora dei início a residência". |
No ensino superior, Estéfany fez o Enem e foi aprovada pelo ProUni, tendo concluído bacharelado em enfermagem em dezembro de 2022, com a determinação de seguir em frente na escalada pelo saber: "Eu tinha a certeza de que só a graduação não era suficiente, precisava me especializar. Então optei por tentar a residência e atualmente estou na RIMUSH, do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB".
Aprovada em segundo lugar, Estéfany obteve a mesma pontuação da primeira colocada no processo seletivo, certame público que teve a idade como critério de desempate e acabou por favorecer a concorrente por ser a candidata mais velha.
A prova objetiva realizada por Estéfany tinha 40 (quarenta) questões, com conteúdos sobre enfermagem e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja avaliação foi aplicada no final do mês de janeiro deste ano e teve quatro horas de duração. O resultado saiu no dia 17 de fevereiro.
O processo seletivo disponibilizava apenas duas vagas para Atenção ao Paciente Crítico. Agora, com a aprovação, a jovem enfermeira irá atuar no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, por dois anos com atendimento exclusivo a pacientes críticos.
![]() |
Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB) |
Porque você usa sempre esse clichê; Juru no sertão da Paraíba?? Chega a ser repetitivo.
ResponderExcluirNem todos os leitores do Blog JURU EM DETAQUE sabem onde fica Juru, portanto se faz necessário citar a sua localização.
ResponderExcluir