segunda-feira, 13 de março de 2023

Bancada do agronegócio no Congresso Nacional quer CPI do MST

Parlamentares da bancada do agronegócio articula tentativa de CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Congresso Nacional

Os parlamentares que compõe a bancada do agronegócio no Congresso Nacional querem intensificar as articulações por uma CPI do MST. Atualmente, existem três propostas vigentes para uma instauração de investigação, dos deputados federais Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguri (União Brasil-SP).

O líder da bancada no Congresso, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) deve realizar uma reunião com todos os três, para que as três propostas se transformem em única. Todos os três requerimentos foram apresentados na semana passada. O documento do Coronel Zucco já acumula 130 adesões.

“Não é encabeçar, mas auxiliar em um assunto importante. Precisamos saber quem está financiando esses movimentos de invasão, de onde estão saindo, se é um movimento político e indiciar os culpados”, afirmou Lupion.

A Frente da Agropecuária no Congresso Nacional possui cerca de 300 parlamentares integrados. Para que uma CPI seja iniciada, é preciso de 171 assinaturas.

O assunto ganhou mais relevância nas últimas semanas quando integrantes do MST decidiram invadir uma das fazendas de cultivo de eucalipto da empresa Suzano, em Mucuri, no extremo-sul da Bahia. Essa invasão gerou repercussão negativa, e os deputados querem investigar o financiamento da organização.

MaisPB com O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário