quarta-feira, 8 de março de 2023

Pagamento com cartões de crédito e débito via WhatsApp

Banco Central autoriza transações de compra com cartões de crédito,  débito e pré-pago via WhatsApp; SAIBA COMO FUNCIONA

Recurso só será liberado após um prazo 30 dias, estipulado pelo Banco Central para a comunicação aos participantes do arranjo de pagamento

O Banco Central autorizou as transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago diretamente no WhatsApp. Essa mudança permitirá aos usuários fazer pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Até então, era possível apenas a utilização do WhatsApp para transferências de recursos entre indivíduos. O recurso só será liberado após um prazo 30 dias, estipulado pelo Banco Central para a comunicação aos participantes do arranjo de pagamento (plataformas de pagamento e fabricantes de “maquininhas de cartão”).

Mastercard e a Visa foram as primeiras bandeiras anunciadas no serviço da Meta e, por isso, elas funcionarão no WhatsApp Pay ao fim do prazo de 30 dias.

Mesmo assim, o Banco Central também esclareceu que a adesão de novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas em participar do Facebook Pay continua aberta.

Mais facilidade no pagamento

  • O novo método promete facilitar o pagamento, especialmente para os pequenos negócios, que já utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação.
  • Uma lanchonete poderá fechar um pedido e cobrar o cliente unicamente pelo aplicativo de mensagens, sem precisar enviar uma chave Pix ou maquininha com um motoboy.
  • O consumidor também não vai precisar alternar entre o WhatsApp e o aplicativo do banco para enviar o comprovante de pagamento.

Como vai funcionar?

  • As compras pelo WhatsApp Pay são compatíveis com cartões de crédito, débito e pré-pago.
  • Para que os usuários possam realizar pagamentos pelo WhatsApp, será preciso cadastrar o cartão na função Meta Pay.
  • Quando o usuário clicar na opção “Pagamento”, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta.
  • É preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos.
  • Depois, o usuário deve incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros.
  • Será preciso verificar o cartão junto ao banco, que vai enviar um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco. Esse código serve para impedir o cadastro de cartões roubados, por exemplo.
  • De acordo com o WhatsApp, o uso da senha (ou reconhecimento biométrico do celular) vai ser necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro. As informações de cartão são encriptadas.
  • Para usar o recurso, os comerciantes terão de habilitar suas contas para receber pagamentos por vendas feitas pelo app. O processo é bastante similar ao de usuários comuns.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário