quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Países mais visitados do mundo dos últimos anos

Descubra quais os países mais visitados do mundo e seus pontos turísticos icônicos, segundo a Organização Mundial do Turismo

Diferentes pesquisas são divulgadas com o objetivo de comparar a popularidade de cada país. Passa ano, entra ano e alguns nomes são quase cativos nessas listas; confira

França teve 89 milhões de visitantes em 2019, pré-pandemia, e sempre consta nas primeiras colocações de rankings de países mais visitados do mundo
França teve 89 milhões de visitantes em 2019, pré-pandemia, e sempre consta nas primeiras colocações de rankings de países mais visitados do mundo Unsplash

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o setor vinha em uma crescente há 10 anos até chegar a Covid-19. A pandemia, é claro, desacelerou este crescimento e fez de 2020 o pior ano da história do mercado – chegando a cerca de 74% de redução de turistas.

Mas com o fim das restrições, as notícias para o mercado de turismo são positivas e otimistas.

A recuperação do setor de turismo 

Segundo a OMT, de janeiro a julho de 2022, o número de turistas globais triplicou em relação ao mesmo período de 2021. Isso significou uma recuperação de quase 60% dos níveis pré-pandemia. A estimativa é de que 474 milhões de pessoas tenham viajado internacionalmente no período, em comparação aos 175 milhões nos mesmos meses do ano anterior, por exemplo.

Europa e Oriente Médio mostraram a recuperação mais rápida, com chegadas atingindo 74% e 76% dos níveis de 2019, respectivamente. O continente europeu recebeu quase três vezes mais chegadas internacionais do que nos primeiros sete meses de 2021. É nele também em que está localizada a grande maioria dos países queridinhos dos viajantes há bons anos. 

Os países mais visitados dos últimos anos

Diferentes pesquisas são divulgadas com o objetivo de comparar a popularidade de cada país. Passa ano, entra ano e alguns nomes são quase cativos nessas listas. Em 2018, por exemplo, o ranking da Organização Mundial do Turismo apontava França, Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Turquia, México, Alemanha, Tailândia e Inglaterra no “Top 10” quando o assunto era número de visitantes.

A World Population Review, por sua vez, fez uma análise no fim de 2022, anos depois, em que reforçou este mesmo ranking e a popularidade destes países, os classificando como “os mais turísticos” até hoje.

Em outro estudo sobre o tema, a Euromonitor Internacional destacou o índice de top 100 City Destinations 2022, em que considerou o desempenho de cada destino em diferentes atividades, sendo o turismo uma das principais. Eles também destacaram países que lideraram as chegadas de entrada em 2022, medidos pelo número de viagens. O resultado foi muito semelhante a listas anteriores e trouxe poucos países diferentes em suas conclusões: Emirados Árabes, quando destacou a cidade de Dubai, foi um deles. A Europa liderou o ranking, com 40 cidades representadas.

Com a pandemia, os números acabam não tendo tanta força e poder de comparação. Entretanto, o que não muda é a grande popularidade daqueles que podem perder uma posição ou outra, mas sempre aparecem entre os mais visitados do mundo.

Conheça um pouco mais sobre alguns dos países mais visitados do mundo:

França

Presença constante no topo da lista, a França teve 89 milhões de visitantes em 2018 e tem o turismo como papel muito importante em sua economia. Românticas e charmosas, as diferentes cidades do país carregam história em suas ruas e pontos icônicos, tornando-se também um grande centro cultural.

Sua gastronomia também é um grande patrimônio, além de seus museus, palácios, monumentos históricos e paisagens naturais que percorrem todo o país. No inverno, seus alpes são pontos certos para os fãs de esqui, e no verão, destinos como Saint-Tropeiz ganham força.

Paris, entretanto, concentra a grande parte deste número de turistas. Cortada por avenidas largas e pelo Rio Sena, a capital reúne diversos atrativos. Você poderá chegar até eles pelo sistema de transporte público, que funciona muito bem pela cidade. A grande estrela é a Torre Eiffel, que pode ser vista de diferentes lugares da capital.

Na Champs-Élysées, avenida principal, são encontrados cinemas, restaurantes, lojas de marcas famosas e cafés – só andar por sua extensão já é um belo passeio. O Arco do Triunfo, outro monumento imperdível, está em uma das pontas da avenida. Imponente, ele chama atenção pelo tamanho além de, é claro, sua história.

O bairro de Montmartre, onde estão localizadas a Basílica Sacre Couer e o Moulin Rouge, também é ponto quase obrigatório para o turista que vai a Paris. Os inúmeros e charmosos cafés nas calçadas são, sem dúvida, um dos grandes atrativos e fazem ter certeza de que você chegou à cidade francesa.

Os museus também estão por toda a parte, mas não há como não visitar o Louvre, onde está Monalisa, de Leonardo Da Vinci, e o D’Orsay, que reúne obras de artistas renomados como Van Gogh, Monet, Renoir, Manet, Degas, Cézanne entre outros.

A Catedral de Notre-Dame e o Palácio de Versailles, castelo localizado na cidade de Versailles a 20 km de Paris, também são atrações icônicas para os viajantes.

Espanha

A Espanha é outra integrante cativa na lista de países mais visitados do mundo. Em 2019, ela teve cerca de 83 milhões de visitantes. Barcelona e Madrid são os destaques como cidades mais turísticas, mas outras não perdem seus espaços na lista de viajantes de todo o mundo.

Sevilla, Valença e Santiago de Compostela são algumas delas, sendo a última a representatividade de fé de muitos visitantes que fazem o famoso caminho até chegar a catedral da cidade, andando até 800 km saindo da França.

O verão europeu também ganha destaque quando assunto é turismo e Ibiza é um dos destinos mais badalados de todo o continente.

Entre os pontos turísticos de mais destaque de Barcelona estão a Sagrada Família, localizada no centro e grande símbolo da cidade, Casa Batlló, Mercado De La Boqueria, Park Guell, Museu Picasso e Camp Nou (estádio de futebol do clube Barcelona).

Em 2019, Espanha teve cerca de 83 milhões de visitantes. Sagrada Família, em Barcelona, é um dos pontos mais emblemáticos da cidade / Pexels

Já Madrid, conhecida por seu movimento constante e vida noturna agitada, reúne tudo o que turistas procuram: história, cultura, boa gastronomia e monumentos emblemáticos. Dentre os pontos icônicos estão: Plaza Mayor, Palácio Real, Museu do Prado, Mercado de São Miguel, Parque Del Retiro, Banco de España e Santiago de Bernabeu (estádio do clube Real Madrid).

Estados Unidos

Os Estados Unidos são um país com 50 estados e inúmeras cidades turísticas que recebem cerca de 80 milhões de visitantes durante os anos. Seria impossível enumerar todos os pontos emblemáticos de lá, mas algumas cidades ganham destaque quanto o assunto é volume de viajantes.

Nova York, por exemplo, recebeu 56 milhões de visitantes em 2022 de acordo com a NYC & Company, sendo a mais visitada dos EUA. Desde programas gastronômicos até culturais, passando por esportivos e históricos, a diversidade de atividades encontrada por lá é única.

Dentre os principais destaques da Big Apple estão: Estátua da Liberdade, Central Park, Times Square, Broadway, a 5th Avenue, o bairro Soho, o edifício Empire State, Ponte do Brooklyn, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), Rockefeller Center e o The National September 11 Memorial & Museum.

Los Angeles, no sul da Califórnia, por sua vez, é outro ponto queridinho pelos turistas. Centro da indústria de cinema e televisão do país, é lá onde fica o famoso letreiro de Hollywood, distrito da cidade e imperdível parada para fotos. Galerias fascinantes com diferentes exposições, paisagens únicas, cafés e restaurantes compõem atmosfera de um dos maiores centros lucrativos do mundo.

Distrito de Los Angeles, Hollywood está no sul da Califórnia e é um dos destinos queridos dos turistas que passam pelo país / Unsplash

Miami e Orlando, na Flórida, estão entre as cidades preferidas pelos brasileiros. A primeira reserva uma gama de restaurantes, praias, museus e agitação noturna. Próxima ao Caribe, as águas cristalinas e próprias para banho chamam a atenção dos turistas.

Orlando, por sua vez, é destino certo para quem curte diversão e “magia”. Os complexos de parque dos grupos Disney, Universal Studios e Sea World são os destaques, com seus diferentes brinquedos e atrações.

O Magic Kindgom, por exemplo, foi o parque temático mais visitado do mundo em 2021, com quase 13 milhões de visitantes. Em 2019, antes da pandemia, esse número chegou a mais de 20 milhões.  Além dos parques, os outlets multimarcas fazem muito sucesso pelas cidades e também são pontos de parada quase obrigatórios daqueles que vão em busca das grandes promoções.

Itália

Coliseu é um dos símbolos do Império Romano e ponto mais visitado de Roma, na Itália / Unsplash

A Itália reúne cidades que são verdadeiros museus a céu aberto. O país é dividido em regiões muito características que são escolhas frequentes dos turistas em seus roteiros. Para entender melhor, o país é dividido em quatro principais: Norte, Centro, Sul e Insular, onde ficam as ilhas italianas.

A capital da moda, Milão, e a romântica Veneza, estão em destaque do turismo no Norte, enquanto Roma, Florença e Pisa ficam localizadas na região central. No sul, Nápoles e cidades que compõem a Costa Amalfitana como Sorrento e Positano são procuradas principalmente no verão, assim como as 350 ilhas italianas na região Insular – com destaque para Sicilia e Sardenha. As massas são as protagonistas nos restaurantes, mas vale destacar que cada região tem uma “especialidade”.

Por mais que inúmeros turistas estejam espalhados em diferentes regiões, a capital Roma é disparada a mais visitada do país – é muitas vezes o ponto de partida, final (ou até único) por quem visita a Itália. A cidade reúne pontos icônicos e populares, como o Coliseu, símbolo do Império Romano e um dos monumentos mais famosos do mundo.

Fontana de Trevi, Pantheon, Piazzas Navona, Veneza e di Spagna, Castelo Sant’Angelo também ganham destaque.

Sede mundial da igreja católica e residência oficial do Papa, o Vaticano reúne verdadeiros tesouros da arte e tornou-se ponto turístico emblemático que vai além de religião. A Basílica de São Pedro, maior edifício religioso do catolicismo, pode abrigar mais de 60 mil pessoas.

Em seu museu, antigas esculturas romanas ganham destaque, além de obras de importantes de artistas de diferentes épocas. É lá também em que está localizada Capela Sistina, famosa, dentre tantas coisas, pelo teto pintado por Michelangelo.

Emirados Árabes

Representante do Oriente Médio, Dubai, nos Emirados Árabes, tem ganhado espaço em diversas pesquisas com sua crescente no turismo. Dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) revelam que o destino recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022, um crescimento de 97% em relação ao ano anterior. O número atual representa 86% do nível pré-pandemia que, em 2019, foi de 16,7 milhões de turistas no destino, consolidando a cidade como um dos líderes na indústria de Turismo.

As regiões da Europa Ocidental e do Golfo Pérsico responderam, cada uma, por 21% das chegadas de turistas a Dubai em 2022. O Sul da Ásia, por sua vez, é responsável por 17% dos passageiros que desembarcaram no local. Oriente Médio e Norte da África (12%) e as Américas (7%) vêm em seguida.

A Copa do Mundo, realizada no Qatar, país vizinho, também contribuiu para estes números expressivos. O evento atraiu milhões de pessoas e muitos torcedores usaram Dubai como base, movimentando o turismo na região na época.

O ponto turístico mais emblemático de Dubai é o Burj Khalifa, um prédio de 830 metros, considerado o mais alto do mundo desde 2010. Conhecida por seus shoppings de luxo e arquitetura super moderna, outro ponto muito visitado é o Dubai Mall, onde são encontradas diferentes atividades, que vão desde lojas de conceituadas marcas a um dos maiores aquários do mundo.

O Gold Souk, conhecido como mercado de ouro, também não pode ficar fora da lista do turista. Outro passeio constante no roteiro desta viagem é a visita a Mesquitas. Todas chamam muito a atenção pelas grandezas e arquiteturas diferenciadas.

Burj Khalifa, em Dubai, tem 830 metros e é considerado o mais alto do mundo desde 2010 / Pexels

Próximo a Dubai, está a capital Abu Dhabi. A cidade tem como foco a exportação de petróleo e o comércio, o que se reflete nos modernos arranha-céus e nos megacentros de compra.

Com capacidade para 41 mil fiéis, a mesquita Sheikh Zayed é um dos pontos turísticos mais visitados de lá, além do Ferrari World Abu Dhabi, um parque de diversões onde está localizada uma das montanhas russas mais rápidas do mundo.

Reino Unido

O Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, recebeu 36 milhões de visitantes no último levantamento sobre o tema. A Inglaterra é o país mais visitado, sendo Londres a cidade de destaque com cerca de 12 milhões de visitantes por ano. Multicultural e repleta de atividades, ela está situada às margens do Rio Tâmisa, reunindo pontos históricos e emblemáticos.

Um dos cartões postais e parada imperdível para uma foto é a Torre do Big Ben, localizada no Parlamento Inglês – ela ficou por muitos anos em reforma, mas já está pronta para ser “turistada”. Ela pode ser vista de diferentes locais, como do alto da London Eye, a roda gigante da cidade de 121 metros de altura.

Outros pontos icônicos são: Palácio de Buckingham, residência oficial da família real, Abadia de Westminster, Catedral de São Paulo, Tower Bridge, museus como o de História Natural, Tate Modern e Madame Tassaud, além de parques como Hyde e Regent’s.

Já em Piccadilly Circus, o público encontrará apresentações de artistas de rua, diferentes lojas e grandes espetáculos musicais em cartaz. O bairro de Camden Town, por sua vez, ficou conhecido como reduto “punk” e alternativo. Há lojas de todos os tipos vendendo roupas, sapatos, diferentes objetos e até estúdios para fazer tatuagem e piercing. O local é muito turístico, com muitas opções de restaurantes, comidas de “rua” e pubs. É famoso também por ter sido o lugar em que a cantora Amy Winehouse viveu.

Outras cidades muito turísticas do Reino Unido são Edimburgo e Glasgow (Escócia), Manchester, Birmingham, Liverpool, Bristol e os centros universitários de Oxford e Cambridge (Inglaterra).

Torre do Big Ben, em Londres, é um dos pontos turísticos mais visitados do Reino Unido / Unsplash

Turquia

A Turquia teve um forte crescimento nos índices de seu turismo durante o primeiro semestre de 2022. O Ministério de Cultura e Turismo do país, por meio da TGA (Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico), divulgou que 19,5 milhões de pessoas de todo o mundo estiveram por lá nos primeiros meses do ano

Esse número representa um aumento de 158% no total de visitantes em comparação ao mesmo período no ano anterior (janeiro a junho de 2021), quando o país recebeu pouco mais de sete milhões de pessoas. Ao todo, o mês de junho foi o que registrou o maior número de pessoas, com mais de cinco milhões de turistas em um único mês.

Desse total, cerca de 32 mil turistas partiram do Brasil, contra o índice anterior de três mil turistas brasileiros no primeiro semestre de 2021, o que representa um aumento de mais de 500% brasileiros visitando a Turquia. No cenário pré-pandemia, em 2019, mais de 70 mil brasileiros estiveram no destino. Segundo estimativa do governo Turco, o ano de 2022 fechou com o número total de visita de estrangeiros em cerca de 44 milhões.

Desde a agitada Istambul até a tranquilidade de sua costa mediterrânea, o país reúne emblemáticos pontos turísticos. Um dos mais populares é a Capadócia. Chamada de Anatólia Central, a região engloba diferentes cidades e é conhecida por sua formações geológicas únicas, como as Chaminés de Fada, e seus tradicionais passeios de balão.

Além disso, outros pontos icônicos, como o Museu a Céu Aberto de Goreme, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984, e cidades subterrâneas, como a Derinkuyu, uma das maiores profundas da Turquia, são muito visitados.

Em Istambul, o Grand Bazar, que reúne cerca de 100 mil visitantes diários, e a Mesquita Azul ganham destaque. Os resorts nas diferentes e românticas ilhas também são escolhas certas daqueles que buscam luxo nas suas viagens. Já a cidade Bodrum, um paraíso na costa sudoeste da Turquia, é um dos destinos mais populares do país.

Na última semana, entretanto, dois terremotos de magnitude 7,7 e 7,6 atingiram diversas províncias do sudeste do país, próximo à fronteira com a Síria, sendo seguidos de uma série de tremores secundários. Milhares de prédios desabaram deixando até o fechamento desta matéria mais de 36 mil mortos e 158 mil pessoas evacuadas das áreas afetadas – no que já é considerada a maior tragédia da história recente da Turquia.

Muitos voos ao país foram cancelados e alguns aeroportos fechados, mas o de Istambul, um dos principais, continua operando normalmente.

Apesar das regiões mais turísticas da Turquia não terem sofrido danos, o medo de novos tremores deverá gerar impacto no turismo local nos próximos meses.

Turquia recebeu cerca de 44 milhões de visitantes em 2022; Capadócia é um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país / Getty ImagesTurquia recebeu cerca de 44 milhões de visitantes em 2022; Capadócia é um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país / Getty Images

Tailândia

No último levantamento sobre o tema, em 2019, a Tailândia havia reunido quase 40 milhões de visitantes em um ano. As inúmeras ilhas, os seus templos e atrações religiosas são os principais atrativos das cidades do destino.

A exótica Bangkok, capital do país, acaba sendo o ponto de partida dos turistas. O Grande Palácio é a maior atração da cidade e fica localizado em seu centro. O seu conjunto arquitetônico chama atenção dos turistas, que lotam o espaço para garantir uma boa foto por fora, já que não é possível fazer uma visita interna ao local. É lá também em que está localizado o Wat Phra Kaew, um dos templos mais sagrados e importantes para o budismo tailandês. É dentro dele em que está a famosa estátua do Buda de Esmeralda.

Outras atrações como os mercados de rua populares e o famoso Mercado Flutuante, onde o passeio é feito em cima de um barquinho simples, também são pontos certos dos turistas.

As praias e ilhas da região são um programa à parte. Algumas famosas como  Ko Samui, Ko Pha-ngan e Ko Tao, pertencentes à província de Surat Thani, foram reabertas para turistas vacinados já em julho de 2021 e dispararam no número de visitas. Phuket, uma das mais concorridas em anos anteriores, foi uma das primeiras a liderar o movimento de reabertura. Hoje as ilhas Ko Lanta e Ko Phi Phi  são as que mais têm crescido em popularidade.

Praia em Koh Tao, na Tailândia
Praia em Koh Tao, uma das Ilhas mais populares atualmente da Tailândia / Wikimedia commons

Alemanha

A Alemanha também está entre os destinos queridinhos dos viajantes. Ela abriga um dos maiores aeroportos da Europa, o de Frankufut, que acaba por consequência tornando-se uma das cidades mais visitadas do país.

Entretanto, há muitos anos Berlim vem de forma disparada como a mais procurada pelos turistas. A cidade foi palco de momentos importantes da história mundial, que estão representados direta ou indiretamente em seus diferentes pontos.

Entre as paradas obrigatórias está o Portão de Brandemburgo. Construído no século 18, tornou-se um símbolo da reunificação do país. Imponente, ele tem 26 metros de altura e é o ponto de chegada da Maratona de Berlim, uma das provas esportivas mais famosas e importantes do mundo.

Próximo a ele está o Memorial do Holocausto, uma área aberta onde estão mais de 2.000 blocos de concreto de diferentes tamanhos. Tornou-se um dos lugares mais visitados da cidade desde 2005, quando foi inaugurado para homenagear as vítimas deste período sombrio da história.

O Palácio de Reichstag, onde está abrigado o parlamento alemão, também fica na região. Bastante visitado pelos turistas, está associado a momentos históricos da Alemanha. Passou por um incêndio e foi danificado na Segunda Guerra Mundial. Os visitantes encontraram hoje uma estrutura diferente da original após diferentes reformas.

Uma famosa Torre de TV, de 368 m de altura, também virou outro ponto turístico da capital, sem esquecer, é claro, das ruínas do Muro de Berlim, monumento emblemático da história do país. Hoje, pelo que sobrou em sua extensão, são encontradas obras de de diferentes artistas.

Além da capital, há outras cidades que se tornaram referência no turismo alemão. Munique, que organiza a festa mais tradicional do país, a Oktoberfest, é uma delas. Localizada no sul, abriga a sede de uma das cervejarias mais famosas da Alemanha, a Hofbräuhaus, inaugurada em 1589.

A cidade de Colônia, localizada ao Noroeste do país, também é muito visitada. Os pontos principais são sua Catedral, considerada uma das igrejas mais altas do mundo, e o Museu de Chocolate. Hamburgo também ganha destaque na lista de desejo dos turistas.

Portão de Brandemburgo, em Berlim, é um dos pontos icônicos da cidade mais visitada da Alemanha / Unsplash

CNN Brasil - Daniela Caravaggido Viagem & Gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário