quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo

Agremiação do bairro do Limão, Mocidade Alegre é campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo em 2023

Escola levou para o Sambódromo do Anhembi o enredo "Yasuke"; é o décimo primeiro título da agremiação do bairro do Limão

Carro abre-alas da Mocidade Alegre durante o desfile no grupo Especial do Carnaval de São Paulo - Crédito: ALICE VERGUEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Douglas Portoda CNN em São Paulo

A Mocidade Alegre venceu, nesta terça-feira (21), o grupo especial do Carnaval de São Paulo. Esse é o décimo primeiro título da agremiação do bairro do Limão, na zona norte da capital.

A Morada do Samba contou no Sambódromo do Anhembi a história de Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. De Moçambique, o guerreiro africano chegou ao Oriente no século 16, após integrar a comitiva jesuíta italiana.

Até então, os japoneses nunca haviam visto uma pessoa de pele preta. O jovem enfrentou diversas dificuldades. Achavam que sua pele estava suja e a lavaram para limpar. O episódio foi retratado no segundo carro e no verso do samba: “Mandou banhar, escorreu beleza, a verdade da cor, a natureza. É preta sua armadura, tem na alma bravura, ninguém segura!”.

Sua altura e força chamaram a atenção do nobre Oda Nobunaga, que o promoveu a samurai, honraria então dada apenas aos orientais.

Na avenida, o carnavalesco Jorge Silveira fez uma mistura entre elementos africanos, com grandes esculturas e estamparias na primeira parte e posteriormente da Ásia, com dragões, quimonos, espadas e armaduras.

“A cidade mais japonesa fora do arquipélago oriental é, paradoxalmente, a que também mais mata jovens negros. Por isso, diante de um mundo em que a pele preta assusta, é necessária uma armadura preta, de samurai, semelhante à de Yasuke, para enfrentar as guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo. Salve os ‘Samurais da Quebrada’, determinados em não morrer”, explica a escola.

Apuração

Na apuração, são quatro jurados por quesito: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente. A menor nota era automaticamente descartada pelo regulamento. Fantasia era o quesito de desempate.

Em harmonia, houve equilíbrio. Doze escolas conseguiram tirar todas as quatro notas dez. Com exceção da Estrela do Terceiro Milênio, que teve um 9,9 descartado e os Acadêmicos do Tucuruvi, que conseguiram dois dez, um 9,9 e um 9,8 – esta última descartada–, fechando com 29,9.

Em bateria todas as agremiações conseguiram pontuação máxima. Em enredo, apenas a Independente Tricolor terminou com 29,9.

Entretanto, em alegoria houve mais rigor na apuração. Barroca Zona Sul, Tom Maior e Tucuruvi conseguiram 29,9. Os Gaviões da Fiel, Terceiro Milênio e Águia de Ouro ficaram com 29.8. Vila Maria e os Rosas de Ouro tiveram o pior desempenho, com 29,7.

Evolução trouxe o primeiro revés da então líder Mancha Verde, que tirou três dez e um 9.8, descartado. Com isso a Mocidade Alegre passou à frente. O Terceiro Milênio conseguiu 29,6, ficando com a menor nota no quesito.

A igualdade voltou em samba-enredo. Apenas o Tucuruvi tirou um 9,9.

Em comissão de frente, Vila Maria, Tom Maior e Gaviões da Fiel terminaram com 29,9. As demais conseguiram 30.

Mestre-sala e porta-bandeira deixaram a Mocidade na liderança isolada, com um ponto à frente do Tatuapé. Na parcial, a Mancha caiu para quarto lugar, após levar dois 9,9.

Em fantasia, último quesito, apesar de um 9.9, a Morada do Samba se consagrou campeã, com outras três notas dez, fechando com 270 pontos e acabando com o jejum de nove anos de títulos.

Vila Maria e o Terceiro Milênio foram rebaixados para o grupo de Acesso 1.

Grupo de Acesso 1

O Vai-Vai foi campeão do grupo de Acesso 1 e retornou à elite do Carnaval paulistano após descer em 2022. A escola é a maior vencedora do grupo Especial, com 15 títulos.

O Camisa Verde e Branco ficou em segundo e também foi promovido. A tradicional agremiação da Barra Funda estava há dez anos longe da elite.

Confira a classificação completa:

  1. Mocidade Alegre – 270 pontos
  2. Mancha Verde – 269,9 pontos
  3. Império de Casa Verde – 269,9 pontos
  4. Acadêmicos do Tatuapé – 269,9 pontos
  5. Dragões da Real – 269,8 pontos
  6. Tom Maior – 269,8 pontos
  7. Independente Tricolor – 269,7 pontos
  8. Águia de Ouro – 269,6 pontos
  9. Gaviões da Fiel – 269,6 pontos
  10. Barroca Zona Sul – 269,5 pontos
  11. Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4 pontos
  12. Rosas de Ouro – 269,2 pontos
  13. Unidos de Vila Maria – 269,1 pontos
  14. Estrela do Terceiro Milênio – 269,1 pontos
CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário