sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Justiça identifica fraudes na cota de gênero em cidades da Paraíba

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) reconhece candidaturas laranjas em dezesseis cidades do estado 

O número de casos de fraudes na cota de gênero, identificado pela Justiça Eleitoral na Paraíba, é impressionante. De dezembro de 2021 até o fim do ano passado foram pelo menos 16 processos em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou procedentes ações judiciais.

As situações verificadas são oriundas das eleições municipais de 2020 e terminaram com diversos vereadores cassados pela Justiça.

Na maior parte dos casos eles não eram diretamente investigados, mas foram alcançados pela fraude praticada pelos partidos. Em algumas situações, como no caso de Boa Ventura, as cassações provocaram a convocação de um novo pleito. O pleito suplementar acontecerá no dia 7 de maio.

Ontem a Procuradora Regional Eleitoral (PRE) da Paraíba, Acácia Suassuna, falou sobre o tema durante entrevista na Rádio CBN. Ela ressaltou a importância da participação das mulheres, de forma efetiva, nos processos eleitorais.

O tema ultrapassa os limites da legislação. Em um país onde a política foi por muito tempo uma atividade restrita aos homens, a participação feminina ainda é um paradigma a ser perseguido. As informações são da coluna Pleno Poder, do Jornal da Paraíba.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário