sábado, 18 de fevereiro de 2023

João Pessoa vai ser tema de desfile no carnaval paulista

O SOL NASCE PRIMEIRO EM SÃO PAULO: Confira todos os detalhes do desfile da Dragões da Real que homenageará João Pessoa neste domingo às 5 da manhã

WhatsApp Image 2023 02 17 at 16.56.17 - O SOL NASCE PRIMEIRO EM SÃO PAULO: Confira todos os detalhes do desfile da Dragões da Real que homenageará João Pessoa neste domingo às 5 da manhã
Arte: Marcelo Jr

João Pessoa vai ser pela segunda vez tema de desfile de escola de samba. A primeira experiência foi em 1999 com a famosa Vila Isabel e agora 24 anos depois, a cidade onde o sol nasce primeiro, volta a figurar dessa vez no carnaval paulista.

A capital de todos os paraibanos será homenageada pela escola Dragões da Real, fundada em 2000 por torcedores do São Paulo Futebol Clube, a agremiação está na primeira divisão desde 2012, atingindo a segunda colocação em duas oportunidades (2017,2019).

A escola será a última a desfilar no sábado de Carnaval e deve passar pelo Anhembi já no amanhecer do domingo (19) – o que também terá relação com a capital paraibana, cidade onde o sol nasce primeiro nas américas.

Neste ano a escola trouxe o carnavalesco Jorge Freitas, campeão do carnaval paulista em seis ocasiões, Jorge traz consigo a coincidência de ter sido o autor do desfile da Vila Isabel em 1999, “Fiz esse tema em 1999 com uma abordagem completamente diferente do que vai ser hoje. João Pessoa cresceu muito. Além de ser a terceira capital mais antiga do Brasil, ela passou por uma evolução muito grande. O que me interessa em João Pessoa é que ela preserva as suas raízes mesmo com o contemporâneo. O que nós vamos colocar na avenida são as manifestações culturais de João Pessoa”.

“Acho que o enredo de João Pessoa para a Dragões da Real foi um tema bem encaixado dentro da filosofia que a escola tem desde a sua fundação. A gente tem tudo para fazer um grande espetáculo”, explicou.

dragoes barracao23 9 - O SOL NASCE PRIMEIRO EM SÃO PAULO: Confira todos os detalhes do desfile da Dragões da Real que homenageará João Pessoa neste domingo às 5 da manhã
Carnavalesco Jorge Freitas - Foto: Gustavo Lima/Site CARNAVALESCO

O desfile tem duração máxima de 65 minutos, a Dragões terá 4 carros alegóricos, englobando 2300 componentes. O desfile será divido em quatro setores principais são eles:

Setor 1

“A nossa abertura é uma das manifestações de João Pessoa. O povo pessoense além de ter essa raiz cultural muito forte, ele ama a sua terra. A gente atravessa o mar na nossa visão, ele recebe os raios de ouro do sol. De plano de fundo a gente vem fechando com o nosso abre-alas, que é a chegada do nosso símbolo maior, que é a terra de João Pessoa”.

Setor 2

“O segundo setor a gente vem falando das Muriçocas do Miramar que é a nossa bateria. Depois vem com o bloco das acácias, que é maravilhoso. Depois os arlequins verdejantes por ser a capital mais verde do Brasil e o Bloco da Arla Ursa que é uma manifestação de João Pessoa e eles se apresentam no carnaval. A gente fecha esse setor com a quarta-feira de fogo, que é uma ala coreografada e, encerrando de plano de fundo o cenário, o carro das Muriçocas do Miramar. Está muito bem amarrado com uma diversidade de cores fenomenal”.

Setor 3

“A gente parte para o setor da manifestação junina, que é o ciclo junino de João Pessoa que é muito forte. Vamos para a quadrilha do Cariri, as nossas baianas vão representar os santos São João, Santo Antônio e São Pedro. Depois a gente vem com a ala do xaxado, que é dança e com a ala da questão cultural que é a cavalhada artesanal deles. Depois fechamos esse setor com a alegoria da força da mulher paraibana”.

Setor 4

“A gente abre logo em seguida falando do artesanato, gastronomia, verdes matas, já fazendo alusão às raízes da formação do povo paraibano, que é os tabajaras, cariris e potiguaras. Toda essa junção indígena é que deu origem cultural e enraizada ao pessoense. Depois a gente encerra o nosso carnaval com ele que vem traçando toda a nossa viagem, que é o sol. Vamos fazer uma grande viagem ao paraíso paraibano”.

Confira o samba-enredo na íntegra

Voar, voar, voar

E ver o sol nascer primeiro

No infinito mar encontrar

O paraíso verdadeiro

Négo viver outros amores

Na bandeira nossas cores

E sonhos de Carnaval

Nesse zum zum zum maneiro

De janeiro a janeiro

Alegria é geral!

Hoje tem arrasta pé, quadrilha de cariri

Isso aqui é João Pessoa, a poeira vai subir (ohhh)

Se avexe não, minha flor…

Eu esqueci de dizer

Que o sanfoneiro vai até o amanhecer

Oh, mãe

Senhora da fé paraibana

A mulher tem sua luz

Emana uma força soberana

Mãos talentosas moldando

Um tantinho de algodão

Transformam em lindas lembranças

Riqueza e tradição

Dá gosto ver de novo

O orgulho brotar da raiz

Desse terra arretada

Lugar de gente feliz

Isso aqui tá bom demais, incendeia

O seu nome eu escrevi na areia

Dragões: seu grito ecoa

Arreia o canto pra João Pessoa.

Veja o vídeo:

Compositores: Thiago SP, Renne Campos, Léo do Cavaco, Marcelo Adnet, Darlan Alves, Rodrigo Atração, Jairo Cruz, André Carvalho, Paulo Senna e Tigrão

Fonte: Vitor Azevêdo / Carnavalesco.com.br - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Vitor Azevêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário