quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ex-juiz de Princesa Isabel assume presidência do Tribunal de Justiça

Desembargador João Benedito da Silva assume presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro

Novo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, participou da posse do conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho na presidência do Tribunal de Contas da Paraíba 

Quase 14 anos após tomar posse no Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador João Benedito da Silva foi empossado nesta quarta-feira (1º) como presidente da Corte para o biênio 2023/2024. “Sozinho, nada conseguiria. Prometo a vocês que continuarei, sempre, a ser João Benedito”, disse o magistrado na ocasião, em 2009, e tendo a simplicidade como característica peculiar, repetiu hoje: “Sozinho, nada conseguiria. Ainda sou e serei sempre o mesmo João Benedito”.

João Benedito da Silva ingressou no Tribunal de Justiça, como desembargador, em 23 de setembro de 2009, pelo critério de merecimento. Ocupou o cargo de vice-presidente da Corte no biênio 2016/2018. Foi também membro titular do Conselho da Magistratura.

Com seu jeito discreto, mas observador, atento aos movimentos da sociedade e, sobretudo, às demandas por Justiça, o magistrado mantém seu propósito de somar, estar sempre disposto a ouvir, e a julgar conforme a sua consciência jurídica. Assim como em 2009, quando foi escolhido por merecimento para integrar a Corte do Poder Judiciário estadual, o desembargador está consciente da grande responsabilidade que o cargo impõe. 

“Sempre procurei julgar com equilíbrio, prudência e serenidade, de forma que a solução encontrada ao final traduza o espírito de justiça ditado por minha consciência jurídica. Da mesma forma pretendo conduzir a gestão que se inicia, com equilíbrio, prudência e serenidade para tomar as decisões necessárias de modo que ao fim do dia meu espírito esteja em paz e possa dormir com a certeza de quem fez a coisa certa”, declarou o desembargador. A solenidade de posse foi no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Natural de Aliança, município do interior de Pernambuco, João Benedito da Silva ingressou na magistratura em agosto de 1984, designado para a unidade judiciária de São José de Piranhas (07.08.1984 a 10.07.1984). Atuou, ainda, nas comarcas de Queimadas (11.07.1985 a 13.12.1987) e Princesa Isabel (14.12.1987 a 17.05.1994). 

O desembargador passou também pelas Comarcas de Campina Grande (6ª Vara Criminal e 5ª Vara Cível) e João Pessoa (5ª Vara da Família e 13ª Vara Cível). Atuou como juiz corregedor auxiliar do TJPB (biênios 1997/1998 e 1999/2000).

Por diversas vezes substituiu, no Tribunal Pleno, os desembargadores Plínio Leite Fontes, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Genésio Gomes Pereira Filho, Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e Saulo Henriques de Sá e Benevides.

O magistrado foi convocado, também, para integrar a Segunda e Quarta Câmaras Cíveis, órgão fracionários do Tribunal. Ele ainda integrou, a Comissão Dirigente do 50º Concurso de Juiz Substituto do Estado. 

Na Justiça Eleitoral atuou como juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral do município de Campina Grande, ocasião em que presidiu as primeiras eleições com o uso de urnas eletrônicas naquele município. Foi juiz eleitoral da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa e membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2007,  para o biênio 2007/2009. No TRE atuou como diretor da Escola Judiciária Estadual e como juiz Corregedor Regional.

O desembargador é casado com a defensora pública do Estado Maria da Glória Oliveira e tem três filhos: João Gustavo, Maria Gabriela e Antônio Manoel.

Ao prestigiar a posse do conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho na presidência do Tribunal de Contas da Paraíba (TRE-PB), o desembargador João Benedito recebeu, com a mesma simplicidade e simpatia de quando foi juiz da Comarca de Princesa Isabel, os cumprimentos dos seus ex-juridicionados da região de Princesa que também participaram do ato solene de posse do ilustre princesense. 

Blog JURU EM DESTAQUE com Lenilson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário