segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Estados Unidos advertem para segundo "balão espião" chinês

Segundo "balão de vigilância" chinês sobrevoa América Latina, advertem Estados Unidos

Um segundo "balão de vigilância" chinês sobrevoava a América Latina, afirmou o Pentágono na última sexta-feira (03), depois que um primeiro balão foi detectado na véspera nos Estados Unidos. As descobertas levaram o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a adiar uma visita que faria a Pequim.

"Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês", informou o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder, sem especificar a localização exata do balão.

A identificação de um suposto balão espião chinês no espaço aéreo dos Estados Unidos foi classificada como "ato irresponsável" de Pequim, declarou Blinken, apesar de autoridades chinesas terem afirmado que se tratou de um incidente involuntário.

O secretário de Estado americano se comunicou com um funcionário do alto escalão chinês. "Trata-se de um ato irresponsável e de uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem", disse a ele, segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano. "Tomamos conhecimento de que a China lamenta o ocorrido, mas a presença desse balão em nosso espaço aéreo é uma violação clara da nossa soberania, assim como do Direito Internacional, e é inaceitável", afirmou um funcionário americano que pediu para não ser identificado.

Por isso, a visita de Blinken a Pequim, prevista para domingo e segunda, "foi adiada" e será reprogramada quando "as condições forem adequadas", acrescentou a mesma fonte.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário