segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Biden vai a Kiev e se encontra com o presidente Volodymyr Zelensky

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faz visita surpresa à Ucrânia pela primeira vez desde o início da guerra contra a Rússia 

Joe Biden se encontrou com Volodymyr Zelensky e falou sobre a resiliência da resistência ucraniana contra a Rússia

Kevin Liptakda CNN

Biden e Zelenskiy
 (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi a Kiev nesta segunda-feira (20), a primeira visita desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia há quase um ano.

Enquanto estava na capital ucraniana, Biden se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky e com a primeira-dama Olena Zelenska no palácio presidencial.

Em comentários conjuntos ao lado de Zelensky, Biden disse que anunciou meio bilhão de dólares em assistência à Ucrânia, dizendo que o pacote incluiria mais equipamento militar, incluindo munição de artilharia.

Em comentários, Biden falou sobre a resiliência da resistência ucraniana à medida que a guerra entra em seu segundo ano. “Um ano depois, Kiev está de pé. E a Ucrânia está de pé. A democracia permanece”, disse Biden.

Zelensky acrescentou que ele e Biden falaram sobre “armas de longo alcance e as armas que ainda podem ser fornecidas à Ucrânia, embora não tenham sido fornecidas antes”.

A visita de Biden ocorre em um momento crítico do conflito de 12 meses, com a Rússia se preparando para uma esperada ofensiva na primavera, enquanto a Ucrânia pretende retomar o território em breve. Os Estados Unidos e outras nações ocidentais têm enviado armas, tanques e munições para a Ucrânia na esperança de mudar a trajetória da guerra.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário