quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Perigo!

É HOJE! Asteroide do tamanho de um caminhão passará próximo a Terra na noite desta quinta-feira (26)

asteroide - É HOJE! Asteroide do tamanho de um caminhão passará próximo a Terra
(Foto: Wikimedia/Reprodução)

Um asteroide do tamanho de um caminhão deve se aproximar da Terra em uma das distâncias mais próximas já registradas na noite desta quinta-feira (26), de acordo com a Nasa.

O pequeno asteroide, chamado 2023 BU, passará sobre a ponta sul da América do Sul às 21h27 desta quinta-feira, a cerca de 3.540 quilômetros acima da superfície da Terra. A distância é considerada próxima por estar dentro da órbita dos satélites globais.

A Nasa já assegurou que não há risco de o asteroide atingir a Terra.

Se a rocha, estimada entre 3,5 e 8,5 metros de diâmetro, viesse em direção à Terra, ela se transformaria em uma bola de fogo assim que entrasse na atmosfera e se desintegraria. Os detritos restantes cairiam no chão como pequenos meteoritos, de acordo com a agência espacial.

O astrônomo amador Gennadiy Borisov avistou o asteroide do observatório MARGO em Nauchnyi, na Crimeia, no sábado. Borisov também descobriu anteriormente o cometa interestelar 2I/Borisov em 2019.

O Minor Planet Center, que rastreia as posições de planetas menores, cometas e rochas espaciais, também recebeu relatórios recentes de observações do asteroide 2023 BU. Uma vez registradas observações suficientes, o centro anunciou a descoberta do asteroide. Sob comando da União Astronômica Internacional, a organização é responsável pela identificação, designação e dados orbitais desses objetos celestes.

Observatórios de todo o mundo fizeram mais investigações após o anúncio da descoberta no domingo, permitindo um refinamento preciso da órbita de 2023 BU.

O sistema de avaliação de risco de impacto no Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa analisou os dados do Minor Planet Center e previu que o asteroide não atingiria a Terra.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra calcula a trajetória de todos os asteroides próximos da Terra conhecidos para avaliar seu potencial impacto em nosso planeta.

“O sistema rapidamente descartou o impacto do 2023 BU, mas apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do JPL que desenvolveu o sistema, em um comunicado. “Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto da Terra já registrada.”

A gravidade da Terra muda a trajetória dos asteroides, mas 2023 BU chegará tão perto do nosso planeta que sua órbita ao redor do sol mudará após o encontro.

Antes da passagem próxima de quinta-feira, o asteroide tinha uma órbita circular que levou cerca de 359 dias para ser concluída ao redor do sol. Posteriormente, os cientistas estimam que a órbita do asteroide se alongará, estendendo essa única órbita ao redor do sol para 425 dias.

(Foto: Nasa)

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: CNN Brasil - Publicado por: Nathalia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário